nsc
dc

Planejando

Passo a passo para fugir da alta da inflação e economizar na hora de viajar

Com uma boa estratégia, planejamento e pesquisa é possível manter os planos para curtir uma viagem entre amigos e família sem estourar o orçamento

15/07/2022 - 13h27 - Atualizada em: 01/08/2022 - 14h36

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
O Busca ônibus indica alternativas para que você viaje com conforto e sem comprometer o orçamento
O Busca ônibus indica alternativas para que você viaje com conforto e sem comprometer o orçamento
(Foto: )

Segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) / IBGE, o índice médio de aumento de preços de produtos e serviços impulsionados pela alta da inflação foi de 11,73% (no acumulado dos últimos 12 meses). Como consequência dessa alta e do preço dos combustíveis, as passagens de transporte viário interestadual sofreram um reajuste médio de 25%, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

> Como encontrar passagens mais baratas na hora de viajar? Confira dicas

Já as passagens aéreas, no acumulado de 12 meses, aumentaram 70%, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Se, por um lado, não há como fugir do aumento generalizado dos preços, por outro, é possível criar estratégias – e novos hábitos – para que as passagens não pesem no bolso.

Especialistas do BuscaOnibus, maior comparador de passagens do país, indicam alternativas para que você viaje com conforto e sem comprometer o orçamento. Confira:

Planejar com antecedência

Sempre que possível vai ajudar a economizar não somente nas passagens, como também na hospedagem e nos tickets de passeios.

Evitar alta temporada

É uma forma de gastar menos, principalmente em cidades onde o turismo é bastante explorado. Em geral, restaurantes, bares, casas noturnas e o comércio em geral costumam ter preços mais altos durante a alta temporada. A boa notícia é que o Brasil tem opções variadas em todas as épocas do ano para quem quer fugir da badalação.

Pesquisar passagens

É um hábito que deve fazer parte da rotina de todos os viajantes. Isso inclui acompanhar a variação dos preços ao longo de dias ou semanas. E o BuscaOnibus ajuda você nessa tarefa.

A internet é uma aliada

Tanto na hora de pesquisar passagens quanto para organizar a viagem desde o início. Há centenas de sites e blogs especializados em dicas de como viajar com conforto gastando menos. Você pode criar listas de locais que deseja conhecer e procurar referências de restaurantes, hospedagem, operadoras de turismo, passeios imperdíveis etc. Tudo isso sem sair de casa.

Fique de olho nas promoções

Esse hábito já é bastante comum entre pessoas que costumam pesquisar passagens aéreas e tem ganhado espaço entre quem viaja de ônibus interestadual. As empresas viárias vêm entendendo a importância de criar promoções ou cupons de desconto como forma de atrair e de fidelizar o público, e quem sai ganhando são os clientes.

Saiba quais são as gratuidades e os descontos garantidos por lei

Pessoas entre 15 e 29 anos, mesmo não sendo estudantes, com renda familiar de até dois salários mínimos podem fazer a ID Jovem (Identidade Jovem), que garante alguns benefícios, entre eles o direito à meia-entrada ou gratuidade em viagens interestaduais. Segundo a ANTT, as empresas de transporte viário devem reservar – em linhas convencionais – duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto mínimo de 50% em cada veículo.

> Pode viajar de ônibus com cachorro ou outros pets?

Dois assentos gratuitos também devem ser reservados a pessoas com mais de 60 anos. Além disso, idosos têm direito a 50% de desconto na compra de passagem de ônibus interestadual.

Os melhores preços em um só lugar

Conte com o BuscaOnibus para viajar com economia, qualidade, conforto e segurança. BuscaOnibus é uma plataforma referência entre os viajantes, na hora de pesquisar preços de passagens de ônibus – com mais de 250 empresas de viação parceiras –, de avião e ainda oferece opções de carona e de passagens aéreas. Desde 2009, mais de 60 milhões de pessoas já economizaram viajando com o BuscaOnibus!

Confira os melhores preços de passagem acessando o portal BuscaOnibus.

Leia também

Aumento das passagens aéreas torna transporte rodoviário ainda mais atrativo

Para onde viajar no Brasil? Confira dicas de roteiros culturais para fazer pelo país

Em busca de conforto, viagem de ônibus também é escolha de classes AB

Colunistas