Após o resultado da primeira pesquisa eleitoral feita pelo Ipec em Santa Catarina, os colunistas da NSC Comunicação analisaram os resultados nesta quarta-feira (24). Além do levantamento de intenção de voto para governador, os jornalistas Ânderson Silva, Dagmara Spautz, Evandro de Assis, Jefferson Saavedra e Renato Igor também repercutiram os números em relação o Senado e Palácio do Planalto nas Eleições 2022.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Durante uma hora, eles analisaram os cenários, o que pode se esperar da campanha e quais são os rumos que as eleições podem tomar nos próximos meses, principalmente com o início da campanha no rádio e na TV na sexta-feira (26).
Veja a análise dos colunistas:
- Jeferson Saavedra
“A pesquisa confirmou o que já era esperado: o número elevado de candidatos competivos […]. E isso é o diferencial das eleições de 2022 em relação as eleições nas últimas décadas em Santa Catarina”.
Continua depois da publicidade
- Ânderson Silva
“A campanha na TV vai fazer a ligação, daqui para frente, dos candidatos ao governo e para presidência. Então, na próxima pesquisa, vamos enxergar essa reprodução um pouco melhor”.
- Dagmara Spautz
“Eu tenho ouvido do pessoal das campanhas que o que vai convencer o eleitor é a propaganda no intervalo da novela, porque ali ele vai conhecer o candidato. Para presidente, está todo mundo prestando atenção há muito tempo. Agora, para o governo do Estado, acho que o eleitor ainda não sabe quem está concorrendo”.
- Renato Igor
“Se Lula conseguir transferir voto para o Décio Lima, ele que é o candidato dos sonhos de todos os outros candidatos pelo antipetismo em Santa Catarina, a chance dele ir para o segundo turno é muito grande”.
- Evandro de Assis
“Estamos medindo a temperatura, para saber como cada um vai sair na chuva a partir de agora. A pesquisa é importante para isso […], e é muito importante que o eleitor também saiba o que está acontecendo agora, o que não significa que esses números vão se repetir na urna lá em 3 de outubro”.
Continua depois da publicidade
A primeira pesquisa eleitoral foi divulgada pelo Diário Catarinense e NSC TV na noite de terça-feira (23). Ela foi feita entre os dias 20 e 23 agosto e entrevistou 800 pessoas em 39 cidades de SC. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, e o índice de confiança da pesquisa é de 95%.
Além da intenção de voto da população catarinense, o levantamento também inclui o índice de rejeição e a chance de vitória dos candidatos a governador de Santa Catarina.
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
Com relação aos candidatos a senador, os entrevistados responderam em quem votariam a partir da lista de confirmados para o pleito.
A pesquisa também incluiu a corrida à Presidência da República, e questionou a intenção de voto aos candidatos e análise da gestão atual de Jair Bolsonaro (PL).
Continua depois da publicidade
A pesquisa foi contratada pela NSC Comunicação e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número SC-01218/2022. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de registro é BR-02226/2022.
Confira o resultado da pesquisa Ipec
Governo de SC: Moisés tem 23%, Jorginho 16% e Amin 15%
Senado: Colombo à frente com 26%, Dário com 9% e Maldaner com 7%
Presidente da República: Em SC, Bolsonaro tem 50% e Lula 25% das intenções de voto para presidente
Confira as análises dos colunistas sobre a pesquisa
Ânderson Silva: Com Moisés, Jorginho e Amin na frente, Gean e Décio têm os maiores desafios da campanha
Dagmara Spautz: Jorginho, Amin e a autofagia bolsonarista em SC
Renato Igor: Pesquisa em SC contraria tendência nacional e mostra indefinição do eleitor
Saiba tudo sobre as Eleições 2022
Leia também
Pesquisa Ipec para governo de SC: Moisés tem 23%, Jorginho 16% e Amin 15%
Pesquisa Ipec para Senado em SC tem Colombo à frente com 26%, Dário com 9% e Maldaner com 7%
Pesquisa em SC contraria tendência nacional e mostra indefinição do eleitor