Lori Zablocki tem 53 anos e pesca desde criança com o pai. Neste sábado (5), no entanto, ele se deparou com uma situação diferente. Ele pescava na companhia do irmão em um local próximo da Ilha Feia, no município de Penha, no litoral de Santa Catarina, quando os dois avistaram uma baleia enrolada em uma rede de pesca. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

— Nós estávamos nos deslocando de um lugar para outro e nos deparamos com a baleia submersa e toda enrolada numa rede. Aí pegamos a faca e começamos a cortar. Da cauda até a boca ela estava toda enlinhada.

O salvamento durou mais de uma hora. Para Lori, apesar de cansativo, ver o animal bem foi gratificante. 

— Passou de uma hora pra gente conseguir salvar ela. Graças a Deus que deu tudo certo. Que bom que a gente conseguiu, foi cansativo, mas foi recompensador. 

Continua depois da publicidade

Salto de baleia surpreende equipe da NSC TV no amanhecer em Florianópolis

Um pescador que estava em outro barco próximo do local registrou o momento. Assista no vídeo abaixo:

Segundo a oceanógrafa pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Gabriela Sardinha, que analisou um dos vídeos dos pescadores, considerando a nadadeira dorsal e as recentes aparições no litoral catarinense, a baleia é provavelmente uma jubarte. Outras da espécie têm sido vistas nos últimos dias, como mostra o vídeo de Itajaí

LEIA MAIS

Fim de semana tem tempo diferentes entre sábado e domingo

Caminhão cai de viaduto e motorista morre em acidente na BR 101, em SC

Destaques do NSC Total