nsc
dc

Especial

Podcast 'Naqueles Dias' do NSC Total trata sobre pobreza menstrual

Programa conversa sobre menstruação com especialistas; o primeiro episódio é sobre a realidade de quem não tem acesso a itens básicos de higiene

30/07/2021 - 18h00 - Atualizada em: 28/09/2021 - 13h31

Compartilhe

Mayara
Por Mayara Souto
Entrega de absorventes
Pobreza menstrual e tabus sobre menstruação serão pautas do podcast Naqueles Dias
(Foto: )

O podcast "Naqueles Dias" fala sobre menstruação de forma confortável e quebrando tabus. O primeiro episódio faz parte do especial multimídia do Diário Catarinense sobre pobreza menstrual e aborda a realidade de quem não tem acesso a itens básicos de higiene.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

No primeiro episódio do podcast, a convidada é Caroline Moraes, economista e produtora do relatório "Pobreza Menstrual no Brasil - Desigualdades e Violações de Direitos", do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Fundo de População das Nações Unidas, o UNFPA. 

> Pobreza menstrual: entenda o problema no Brasil e em Santa Catarina

O estudo mostra que 713 mil mulheres e meninas entre 10 e 19 anos no Brasil vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em casa e 570 mil não têm acesso nenhum a água encanada. 

> Marca de produtos menstruais lança cueca voltada para homens trans

Ouça o podcast 'Naqueles dias'

Episódio 1

No primeiro episódio do podcast "Naqueles Dias", o papo é sobre pobreza menstrual, termo usado para falar da realidade de quem menstrua, mas não possui acesso a itens como absorventes, coletores, ou até mesmo a banheiros ou a saneamento básico. A conversa deste episódio é com Caroline Moraes, criadora do relatório "Pobreza menstrual no Brasil: desigualdade e violação de direitos", publicado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Para falar sobre Santa Catarina, o podcast traz a entrevista com a vereadora de Criciúma, Giovana Mondardo (PCdoB), que é responsável por um projeto de lei que promove a conscientização sobre a pobreza menstrual na cidade e busca universalizar o acesso a absorventes. Além dessa conversa, o episódio também fala com a vereadora de Florianópolis, Carla Ayres (PT), que tem a intenção de erradicar a pobreza menstrual na Capital. 

Episódio 2

No segundo episódio do podcast "Naqueles dias", falamos ainda sobre a pobreza menstrual, mas agora vamos debater como o acesso à informação é essencial para evitar o problema. No papo, vamos conversar sobre o papel essencial das escolas neste processo e como podemos evoluir nessa área.

A conversa deste episódio é com Amanda Sadalla, administradora pública, que atua na área de violência de gênero e educação inovadora. Vamos conversar também com Stefania Molina, mais uma administradora pública e que atua na área de educação, direitos de meninas e mulheres, saúde sexual e reprodutiva. Além disso, conversamos com a vereadora Giovana Mondardo (PCdoB) que propôs um projeto de lei que estabelece a Política Pública Menstruação sem Tabu em Criciúma. E também com o ex-vereador, Caê Martins (PDT) que apresentou o projeto para o fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas públicas em São José.

Episódio 3

No terceiro episódio do podcast "Naqueles dias", vamos conversar sobre todas pessoas que menstruam, sejam elas trans, queers, interssexuais ou não-binárias. A diversidade de gênero entrará na roda da conversa sobre menstruação.

A conversa deste episódio é com Guilherme Calixto, que é boyceta, formado em Administração Pública pela FGV e mestrando em Antropologia Social pela UFSC. Além disso, conhecemos mais sobre o Ambulatório Trans em Florianópolis.

Entenda o que é pobreza menstrual

Conheça o coletivo Menstruando sem Tabus

Leia também

Os casos de assédio e machismo relatados pelas nossas leitoras

Gaslighting: entenda o abuso psicológico da série brasileira "Bom dia, Verônica"

Conheça 10 aplicativos para cuidar da saúde física e mental

Colunistas