nsc
dc

Mundo Animal

Por que tantas baleias-jubarte apareceram em SC neste ano

Espécie não costuma permanecer no Estado, mas 10 animais já foram encontrados encalhados em 2021

29/06/2021 - 10h51 - Atualizada em: 29/06/2021 - 10h53

Compartilhe

Fernanda
Por Fernanda Mueller
Em 2021, algumas baleias-jubarte ficaram na faixa leste de Florianópolis
Em 2021, algumas baleias-jubarte ficaram na faixa leste de Florianópolis
(Foto: )

A elevação na temperatura do mar em até 1,3°C pode ter atraído um maior número de baleias-jubarte para Santa Catarina em 2021, segundo a Epagri/Ciram. Esta espécie não costuma permanecer no Litoral de SC, mas, só neste ano, 10 animais foram encontrados encalhados em praias do Estado

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Desde o início do outono a temperatura da superfície do mar (TSM) no Oceano Atlântico sul tem aumentado, explica o biólogo da Epagri, Luiz Vianna. Durante o mês de abril, a TSM na costa de Santa Catarina registrou 1,3°C acima do normal, alcançando 24,5°C. 

— Existe uma alta correlação entre a densidade de baleias no período de reprodução e a temperatura superficial da água, com picos de densidade em áreas onde as temperaturas se mantêm entre 24°C e 25°C — explica o biólogo. 

Conforme o Projeto Baleia Jubarte, na época de reprodução, que vai de julho a novembro, as baleias-jubarte migram dos mares antárticos, onde se alimentam durante o verão, em direção ao norte em busca de águas mais quentes. Isso ocorre porque os filhotes recém-nascidos ainda não acumularam gordura suficiente para resistirem às águas mais frias. 

Ao contrário da baleia franca que costuma visitar as praias de SC com frequência, o litoral catarinense é corredor migratório para as baleias-jubarte, que normalmente rumam em direção ao Norte, um pouco mais afastadas da costa. Em 2021, no entanto, algumas baleias-jubarte ficaram na faixa leste de Florianópolis. 

— Temos observado quatro juvenis que provavelmente desgarraram do grupo e agora estão habitando os arredores da ilha do Campeche — diz Vianna. 

> Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

SC é o Estado com mais casos de baleias-jubarte encalhadas no Brasil 

Santa Catarina tem o recorde de encalhe de baleias-jubartes no Brasil em 2021. Dos 37 casos no país, 10 foram registrados no Estado. Todos os animais que encalharam no litoral catarinense morreram.   

Segundo o Instituto Baleia Jubarte, o número supera também o total notificado no ano passado, quando cinco animais foram avistados nas areias das praias catarinenses.  

A recomendação é que sejam acionados órgãos ambientais caso uma baleia-jubarte seja avistada encalhada na praia. Uma deles é o R3Aninal. O contato com o órgão pode ser feito pelo telefone (48) 3018-2316. 

Baleia-jubarte é solta de rede de pesca em Florianópolis:

Leia também:

Pescadores salvam baleia que estava enrolada numa rede em Penha; assista ao vídeo

Pescador é abocanhado e "cuspido" por baleia-jubarte

Tubarões forçam “plano B” para liberar baleia de rede em Florianópolis

Baleia-jubarte morre em praia de Florianópolis, e carcaça precisa ser retirada com patrola; veja vídeo

Colunistas