nsc

publicidade

MultiGrip apresenta

Pós-gripe: cuidados para voltar à rotina com saúde e sem risco de recaída

Confira os cuidados com o corpo e com o ambiente que você precisa ter para evitar aquela gripe que vai e volta

26/07/2019 - 16h36 - Atualizada em: 21/08/2019 - 14h38

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Entenda como evitar a recaída da gripe
Entenda como evitar a recaída da gripe
(Foto: )

Gripe é aquela situação desconfortável: falta de disposição, dores no corpo, coriza, febre… Então, depois de até duas semanas se recuperando e tomando medidas para aliviar os sintomas da doença, você só quer voltar à rotina normalmente.

Mas, passados alguns dias, se vê em uma gripe que vai e volta. De novo precisa lidar com os sintomas reincidentes e redobrar seus cuidados com a saúde, para evitar a evolução para um quadro clínico mais sério, como pneumonia, bronquite ou laringite.

O processo de recuperação é tão importante quanto o tratamento para garantir o pleno restabelecimento do corpo. Então confira as dicas a seguir para ter um bom pós-gripe, sem risco de recaída.

Cuidados especiais com o corpo

Mesmo que os sintomas já tenham desaparecido, seu organismo continuará fragilizado por alguns dias e, por isso, estará mais suscetível a infecções e recaídas. É preciso manter a rotina de repouso, boa alimentação e fortalecimento do sistema imunológico para recarregar as energias 100%.

Hidratação

Continue repondo os líquidos perdidos durante a gripe. Uma boa hidratação, preferencialmente com água pura, ajuda na distribuição de nutrientes pelo organismo, regula a temperatura corporal e faz uma limpeza nos resíduos das células.

Vitamina C

A vitamina C, presente em frutas como laranja, limão, manga, abacaxi, entre outras, além de vegetais como brócolis, rúcula e espinafre, é uma poderosa receita natural para fortalecer o sistema imunológico. Aproveite para beber sucos cítricos em temperatura ambiente e aumentar o índice dessa vitamina na sua dieta.

Alho e cebola

Estes são dois alimentos de fácil acesso que contêm antioxidantes, isto é, que combatem o excesso de radicais livres no organismo. Além disso, são ótimos anti-inflamatórios e inibem o crescimento de microorganismos no corpo, como fungos e bactérias.

Descanso

Descansar é fundamental para fortalecer o corpo e prevenir o retorno da gripe
Descansar é fundamental para fortalecer o corpo e prevenir o retorno da gripe
(Foto: )

É preciso respeitar o tempo de recuperação e permitir que seu interior continue trabalhando para voltar à saúde perfeita. Portanto, mantenha o sono em dia e evite exercícios pesados que consumam muita energia, assim como a ingestão de álcool que pode fragilizar você, para não dar chance ao retorno da gripe.

Cuidados especiais com o ambiente

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 18 milhões de brasileiros ficam gripados anualmente. Isso porque, como estamos falando de um vírus transmitido pelo ar, o risco de contágio é grande, tanto para as pessoas ao redor quanto para a sua recontaminação.

Ventilação

Ambientes bem arejados reduzem o risco de contaminação. Procure deixar as janelas abertas por alguns minutos pela manhã para renovar o ar dos cômodos.

Roupas

Toda aquela tosse e coriza que você teve durante a gripe pode contaminar suas roupas, lençóis, fronhas, cobertores e toalhas de banho. Ao longo do tratamento, uma dica importante é dormir sobre toalhas, entre seu corpo e o lençol, e trocá-las ao acordar. Na recuperação, lave imediatamente tudo o que usou nos últimos dias.

Descarte de lixo

Os lenços que usou para limpar as narinas devem ser acondicionados em recipientes de lixo vedados e logo descartados.

Higiene

No pós-gripe, vale cuidar em dobro da higiene bucal e das mãos. Escove os dentes com frequência para evitar a proliferação de germes, consuma água ou chá verde regularmente para limpar a garganta e lave bem as mãos antes das refeições e depois de ir ao banheiro. Por precaução, ande com álcool em gel para usar ao compartilhar objetos.

Lavar as mãos é uma das ações que podem ajudar na prevenção da gripe
Lavar as mãos é uma das ações que podem ajudar na prevenção da gripe
(Foto: )

Seguindo esses cuidados após a gripe, você tem tudo para voltar à rotina com saúde. Mas se aparecerem de novo os sinais da doença, reinicie o tratamento ou consulte um médico.

Saiba onde encontrar o remédio para aliviar os sintomas da gripe em Santa Catarina:

Onde encontrar MultiGrip
Onde encontrar MultiGrip
(Foto: )
(Foto: )

Conteúdo patrocinado pelo MultiGrip e produzido pelo Estúdio NSC Branded Content​.

Deixe seu comentário:

publicidade