Pelo menos 11 nomes já foram cotados como pré-candidatos ao governo de Pernambuco nas Eleições 2022. O registro oficial das candidaturas ocorre até o dia 15 de agosto, de acordo com o calendário eleitoral.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Os candidatos podem ser indicados pelos partidos até 5 de agosto, quando termina o prazo para a escolha dos representantes.

Saiba o que faz um governador

O primeiro turno das eleições ocorre no dia 2 de outubro de 2022. E caso haja o segundo turno para votação aos cargos de presidente e governador, o mesmo ocorre no dia 30 do mesmo mês. Já a diplomação dos eleitos ocorrerá até 19 de dezembro.

Continua depois da publicidade

Conheça os pré-candidatos ao governo de Pernambuco

  • Anderson Ferreira (PL)
  • Claudia Ribeiro (PSTU)
  • Danilo Cabral (PSB)
  • Esteves Jacinto (PRTB)
  • Jadilson Bombeiro (PMB)
  • João Arnaldo (PSOL)
  • Jones Manoel (PBC)
  • Marília Arraes (Solidariedade)
  • Miguel Coelho (União Brasil)
  • Raquel Lyra (PSDB)
  • Wellington Carneiro (PTB)

Claudia Ribeiro (PSTU)

Natural do Rio de Janeiro, Ribeiro é formada em pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco. Além disso, é professora na rede pública municipal de Recife e foi diretora do Sindicato dos Professores do Recife (Sinpere).

Danilo Cabral (PSB)

Cabral é natural de Surubim (PE). É formado em Direito e atualmente é deputado federal por Pernambuco. Foi vereador de Recife entre 2005 e 2009. Além disso, ocupou a secretaria de Planejamento do Estado.

Esteves Jacinto (PRTB)

Ex-presidente do Conselho de Pastores de Pernambuco, Esteves tem 56 anos e é pastor e cantor gospel. Foi lançado como pré-candidato do PRTB para governador de Pernambuco em maio. O partido havia escolhido antes Armando Filho, mas ele acabou desistindo de concorrer.

Continua depois da publicidade

Jadilson Bombeiro (PMB)

Sargento do corpo de Bombeiros, Jadilson é formado em direito e ciências políticas. Ele também é suplente de vereador na cidade de Olinda. Foi escolhido pelo Partido da Mulher Brasileira.

João Arnaldo (PSOL)

Nascido em Salgueiro, o advogado com mestrado em desenvolvimento e meio ambiente, Araldo foi candidato a vice-prefeito de Recife, mas não se elegeu.

Jones Manoel (PBC)

Historiador e professor, Manoel também é mestre em serviço social, educador popular e youtuber. Natural de Recife, é militante político do PCB.

Marília Arraes (Solidariedade)

A advogada Arraes é deputada federal e presidente estadual do Solidariedade. Natural de Recife, ela iniciou a carreira política como vereadora em 2008 e foi reeleita quatro anos depois. Também foi secretária da Juventude e Emprego de Pernambuco.

Continua depois da publicidade

Miguel Coelho (União Brasil)

Bacharel em Direito e com pós graduação em Liderança e Gestão Pública. Ex-prefeito de Petrolina, Coelho já foi candidato estadual pelo PSB. O pré-candidato ao governo de Pernambuco é natural de Recife.

Raquel Lyra (PSDB)

Advogada com pós-graduação em Direito Econômico e de Empresas, a ex-prefeita de Caruaru por dois mandatos, mas renunciou para concorrer ao governo de Pernambuco. Já foi delegada da Polícia Federal, chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo e também deputada estadual por dois mandatos consecutivos, de 2011 a 2017.

Wellington Carneiro (PTB)

Advogado, pastor evangélico e presidente estadual do PTB, é filho de Oscar Caneiro, que foi prefeito da cidade de Correntes. Antes da legenda atual, o pré-candidato ao governo de Pernambuco foi filiado ao PP e ao Patriota.

O que faz um governador

Tudo sobre as ELEIÇÕES 2022

Leia também

O que são federações partidárias e como funcionam nas eleições 2022

Continua depois da publicidade

O que são candidaturas coletivas e como funcionam

Quem são os pré-candidatos a presidente nas Eleições 2022

Destaques do NSC Total