Os últimos dias da primavera devem mostrar como deve ser o verão em Santa Catarina. A estação se despede no dia 21 de dezembro, às 12h03min no horário de Brasília, quando a estação mais quente do ano chega com tudo. Até lá, o calor já deve estar presente em todo o Estado, com máximas acima de 30°C, de acordo com a Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

Nesta quinta-feira (18), faltando três dias para o verão, o sol deve predominar, com influência de uma massa de ar seco. Há condições para formação de nevoeiros, com mínimas baixas entre 5 e 10°C nos planaltos e Meio-Oeste e entre 12 e 17°C nas demais regiões.

O calor volta a dar as caras na parte da tarde, com máximas em torno dos 30°C em todo o Estado. As ondas ficam entre 1 e 1,5 metros, com a agitação do mar diminuindo significativamente.

Nos dias que antecedem a chegada do verão, na sexta-feira (19) e no sábado (20), o tempo permanece ensolarado, com nuvens mais predominantes nos extremos do dia no litoral e áreas próximas. O motivo é a umidade transportada do mar para a costa, chamada de circulação marítima. O calor, no entanto, continua marcando presença, com tardes quentes que superam os 30°C em praticamente todas as regiões.

Previsão do tempo para SC

Continua depois da publicidade

Como foi a última semana da primavera

A semana se iniciou com a chegada de uma frente fria, que ganhou força a partir da noite de segunda-feira (15), principalmente no Oeste e nos municípios que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. O dia também foi marcado pelo calor, com máximas que passaram dos 36°C. O índice de calor, também chamado de heat index, em inglês, que é a temperatura sentida devido à combinação entre a temperatura aparente do ar e a umidade relativa do ar, passou dos 55°C.

A mesma região amanheceu na terça-feira (16) com rajadas fortes de vento e grande nebulosidade. Em Balneário Gaivota, um temporal foi registrado com chuva intensa, acompanhada de ventos fortes e queda de granizo. Os ventos acompanharam os catarinenses durante todo o dia, com rajadas entre 50 e 70 km/h.

A quarta-feira (17) amanheceu com as paisagens pintadas de branco na Serra de Santa Catarina. Segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no Estado, a menor temperatura registrada foi de 1,5°C em Urupema, considerada a cidade mais fria do Brasil, por volta das 6h.

O tempo melhorou ao longo do dia conforme a frente fria se afastou, deixando o tempo com predomínio de sol em todas as regiões.

Continua depois da publicidade

Como será o verão?

O verão em SC deve ser marcado por chuva abaixo da média do Extremo Oeste ao Litoral Sul, enquanto nas demais regiões, a chuva deve marcar presença acima da média. Em dezembro e fevereiro, a Epagri/Ciram indica que haverá menos chuva com maior irregularidade, em especial no Oeste e Sul do Estado, onde podem ocorrer períodos prolongados sem chuva.

Já em janeiro, a chuva deve acontecer com maior regularidade e mais frequência. Durante os três meses do verão, as temperaturas devem ficar próximas à média em todo o Estado, com episódios bem isolados de frio, com temperatura de 0°C a 4°C e formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul, como consequência da condição atual de La Niña. 

De dezembro a fevereiro, o La Niña deve ter intensidade mais fraca, voltando a neutralidade a partir de março.

Entenda o La Niña em 10 passos

Continua depois da publicidade