A produção industrial de Santa Catarina cresceu 2,2% no primeiro trimestre de 2023 em relação ao quarto trimestre do ano passado. O resultado está associado à recuperação, parcial ou total, de vários setores, segundo a avaliação do Observatório Fiesc. O setor de confecção, um dos principais do Estado, cresceu 16% no período analisado. 

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

— O crescimento da indústria de confecção está atrelado à desaceleração dos preços no setor, que foi muito prejudicado por problemas de oferta nos últimos anos. Além disso, o consumo das famílias tem sustentado a atividade econômica no início de 2023. Isso fomenta a produção de artigos de vestuário no Estado, que possui um dos principais polos de confecção do país — afirma Mario Cezar de Aguiar, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

Taxa de desemprego fica em 8,5% entre fevereiro e abril, a menor desde 2015

Além disso, a confecção têxtil é o segundo que mais gera empregos formais entre os mercados da indústria, atrás apenas da fabricação de alimentos. Entre janeiro e março de 2023, as microindústrias de confecção geraram 3.398 novos empregos formais no Estado, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

Continua depois da publicidade

A produção industrial também foi incentivada pelo crescimento na atividade econômica dos setores de equipamentos elétricos, com 9,3%, e de produtos químicos, que registrou 3,4%.

Indústria responde por 34% dos empregos em SC

— A expansão desses setores foi estimulada pelas vendas externas, principalmente para os países da América do Norte, Mercosul e Europa, com o aumento das exportações de transformadores e painéis para comando elétrico, gelatina, óleos para uso industrial, entre outros — ressalta Camila Morais, economista do Observatório Fiesc.

Leia também

Empresa de SC líder em sabores de refrigerantes terá fábrica na Bahia

Catarinense cria réplica em tamanho real de McLaren do 1º título mundial de Ayrton Senna

Posto de combustível é multado por irregularidade durante fiscalização em Mafra

Policiais levam preso para casa na praia em Florianópolis e viram alvo de investigação

Destaques do NSC Total