nsc
dc

CALENDÁRIO DA NEVE

Quando vai nevar em SC em 2022? Entenda as condições necessárias para ocorrer o fenômeno

De acordo com a Epagri/Ciram, a próxima semana terá as condições ideiais para neve: uma combinação entre umidade, temperatura e hora

12/05/2022 - 18h13 - Atualizada em: 12/05/2022 - 19h31

Compartilhe

Gabriela
Por Gabriela Ferrarez
Praça de Urupema já ficou coberta por neve em 2021
Praça de Urupema já ficou coberta por neve em 2021
(Foto: )

A temporada de neve em Santa Catarina pode começar mais cedo neste ano. Os metereologistas trabalham para prever quando o fenômeno vai ocorrer no Estado em 2022 e alertam que a previsão mais precisa é a feita apenas dois dias antes do fenômeno ocorrer.

> Receba notícias via Telegram

De acordo com a Epagri/Ciram, a próxima semana terá as condições ideiais para neve: uma combinação entre umidade, temperatura e hora. Um boletim, divulgado nesta quinta-feira (12), explica que o primeiro episódio de neve no Estado pode ocorrer entre terça (17) e quarta-feira (18), na Serra Catarinense. 

"Devido a elevada umidade na região, associada a um ciclone extratropical entre o litoral do Uruguai e RS, e temperatura baixa de -1°C a 5°C. Essa combinação favorece a ocorrência de neve", diz a previsão da Ciram. 

O fenomêno deve ocorrer mais cedo do que geralmente é registrado no Estado. O esperado "veranico de maio" foi substituído pela previsão de neve e da geada, que devem atingir as partes mais altas de Santa Catarina na próxima semana. 

Aos "caçadores de neve" resta acompanhar a previsão do tempo diariamente, pois segundo o meteorologista Marcelo Martins, não é possível prever quando o fenômeno vai ocorrer com muita antecedência. 

Leia também

Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram

Entenda a diferença entre neve, geada, sincelo e chuva congelada

Fotos relembram neve histórica em 2013 em SC

Colunistas