nsc
dc

Clima

Frio histórico e chance de neve acabam com veranico de maio em SC

Temperaturas devem ter diminuição acentuada a partir do fim de semana

12/05/2022 - 15h25 - Atualizada em: 12/05/2022 - 20h22

Compartilhe

Camilla
Por Camilla Martins
Geada na Serra
Segundo meteorologistas, ocorrências de neve são incomuns em maio
(Foto: )

O tão esperado "veranico de maio" deu lugar à possibilidade de neve e geada em Santa Catarina, neste ano. Na próxima semana, entre terça e quinta-feira, a ocorrência desses dois fenômenos, mais comuns no inverno, não está descartada para algumas regiões. Mas, qual a razão para essa mudança? 

> Receba notícias do DC via Telegram

> Quando vai nevar em SC em 2022? Entenda as condições necessárias para ocorrer o fenômeno

Segundo o meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins, o veranico é definido como um verão pequeno, que ocorre em uma época fria, em determinado local. Mas, pelo fato de o mês de maio estar em uma estação de transição, que é o outono, não é correto dizer que temos veranicos no período. 

— É meio que um mito dizer que teremos veranicos em períodos que não são muito frios e, se formos ver a média mensal [de temperaturas] de maio e junho, tem uma grande diferença. Em junho é muito mais frio. Por isso é comum que os veranicos ocorram no inverno — explica Marcelo Martins.    

O meteorologista ressalta ainda que as mudanças de temperatura entre a primeira e a segunda quinzena de maio são bastante comuns e gradativas. Mas, o frio ainda não chegou de verdade. 

— Agora, por exemplo, ainda não está frio, está esfriando. E por que vai esfriar ainda mais com o passar dos dias? Porque a terra está se afastando do sol — pontua. 

Sobre a possibilidade de neve no Estado, Marcelo destaca que no mês de maio esse é um fenômeno incomum, pois normalmente não há condições favoráveis para que ele ocorra. 

— Na nossa região, os episodios de neve são bem mais esporádicos e incomuns no mês de maio. É comum que haja em junho, julho e agosto — disse o meteorologista. 

Entenda a diferença entre neve, geada, sincelo e chuva congelada

Chegada de frente fria 

Segundo Epagri/Ciram, no próximo fim de semana, uma frente fria vai se formar e trará nuvens de chuva isolada para Santa Catarina. No decorrer da tarde e noite do domingo (15), uma intensa massa de ar frio de origem polar avança pela Argentina, Uruguai e Brasil e provoca queda acentuada de temperatura, com indicativo da primeira onda de frio na próxima semana. 

Segundo os meteorologistas da Epagri, há um indicativo para a ocorrência de neve no Planalto Sul catarinense entre terça e quarta-feira, devido à elevada umidade, associada a um ciclone extratropical entre o litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul. A temperatura baixa de -1°C a 5°C também favorece a ocorrência de neve.

Leia também 

Cientistas divulgam 1ª foto do buraco negro na Via Láctea

Por que cidade de SC quer proibir venda de bebidas alcoólicas para quem estiver embriagado

Colunistas