O ex-ministro da Agricultura e Assuntos Rurais da China, Tang Renjian, foi condenado à morte neste domingo (28) por “aceitar enormes subornos”, segundo à agência estatal de notícias Xinhua.

Continua depois da publicidade

A sentença, determinada pelo Tribunal Popular Intermediário de Changchun, na província de Jilin, foi suspensa por dois anos, pois o ex-ministro confessou os crimes e devolveu parte do dinheiro recebido ilegalmente.

Por que o político foi condenado

Entre 2007 e 2024, Tang teria recebido o equivalente a R$ 200 milhões em propinas, incluindo dinheiro e bens, enquanto ocupava diferentes cargos públicos. O tribunal ordenou ainda o confisco de todos os bens pessoais do ex-ministro e a devolução dos ganhos ilícitos aos cofres do Estado.

Segundo a decisão, os crimes de Tang causaram “graves danos aos interesses do Estado e do povo”, mas a confissão e a cooperação durante o processo foram consideradas fatores atenuantes. Na prática, esse tipo de condenação na China pode ser convertido em prisão perpétua, caso o réu mantenha bom comportamento durante o período de suspensão.

Quem é o ex-ministro condenado

Tang foi governador da província de Gansu entre 2017 e 2020 e, em seguida, nomeado ministro da Agricultura e Assuntos Rurais, cargo que ocupou até 2024.

Continua depois da publicidade

Tang foi expulso do Partido Comunista da China em novembro de 2024, meses após ser investigado pelo órgão anticorrupção. A ação faz parte da campanha contra a corrupção iniciada em 2012 pelo presidente Xi Jinping, que tem como objetivo punir desvios de conduta no alto escalão do governo.

Nos últimos anos, outros ministros também foram afastados ou investigados, como o ex-ministro da Defesa Li Shangfu e seu antecessor, Wei Fenghe, além do ex-chanceler Qin Gang.

*com informações de CNN Brasil e O Globo
**sob supervisão de Jean Laurindo

Leia também

Terremoto de magnitude 5,2 atinge região da China

Trump anuncia taxação de 100% sobre filmes estrangeiros para resolver “problema sem fim”

O que Lula quer falar a Trump e o assunto que ficará fora do encontro