O senador boliviano Rodrigo Paz foi eleito o novo presidente da Bolívia, em uma disputa encerrada neste domingo (20). Considerado de centro-direita, Paz derrotou o candidato Tuto Quiroga, da extrema-direita, e pôs fim a um ciclo de 20 anos de governo de esquerda, com o ex-presidente Evo Morales e o aliado Luis Arce.
Continua depois da publicidade
Rodrigo Paz tem 58 anos, é senador e filho do ex-presidente da Bolívia, Jaime Paz Zamora, que governou o país entre 1989 e 1993. Ele nasceu durante período de exílio da família na Espanha época do regime militar boliviano. Com isso, estudou nos Estados Unidos. Mais recentemente, foi vereador e senador pelo PDC, partido de centro-direita.
Paz apostou em propostas que buscassem neutralizar a polarização na Bolívia, apostando em um discurso de moderação econômica.
Veja fotos de Rodrigo Paz
Embora seja de centro-direita, ele chegou a iniciar um diálogo com Lula, aliado de Evo Morales. Durante a campanha, Paz reconheceu o Brasil como principal parceiro estratégico e que apostaria em um fortalecimento da relação comercial do país com o mercado brasileiro. Também falou sobre projetos de infraestrutura conjuntos.
Continua depois da publicidade
Perfil moderado
Apesar dos sinais enviados, Paz é visto também como moderado na relação entre os países. Sobre os Estados Unidos de Donald Trump, por exemplo, chegou a falar de uma “aproximação pragmática”. Em linhas gerais, o novo presidente afirma que “ideologias não colocam comida na mesa”.
Após a vitória, Lula parabenizou o novo presidente do país vizinho, afirmando que a Bolívia “é parceira fundamental do Brasil na construção de uma América do Sul mais integrada, justa e solidária”.
* Com informações do portal g1.
Leia também
Rodrigo Paz é eleito o novo presidente da Bolívia com 54,5% dos votos
Cidade com a maior economia de Santa Catarina tem alerta com déficit de 15 mil moradias




