Um projeto piloto busca aumentar a segurança nas escolas de Barra Velha, cidade do Litoral Norte de Santa Catarina, por meio de acesso com reconhecimento facial. A implementação está na etapa inicial em uma unidade escolar no Bairro Quinta dos Açorianos.
Continua depois da publicidade
Além do sistema de controle de acesso por reconhecimento facial, o projeto também conta com uma catraca como barreira física, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação. A escola escolhida para receber o novo monitoramento é a Escola Reunida Municipal Professora Maria Lindamir de Aguiar Barros.
Veja fotos
Como funciona projeto piloto
O sistema foi desenvolvido por uma empresa especializada em soluções tecnológicas, software e hardwares de segurança. A interface utiliza tecnologia biofacial para garantir mais segurança e controlar acessos.
Além da barreira digital e física na escola, o projeto também oferece um aplicativo com diversas funcionalidades, como registro dos horários de entrada e saída, chamadas e um resumo da presença ou ausência dos estudantes. Os pais e familiares vão poder acompanhar a rotina escolar em tempo real e manter contato com a escola e professores.
Implementação do reconhecimento facial
Atualmente, ocorre a fase de cadastro dos alunos, professores e demais funcionários da rede municipal de ensino no sistema. A expectativa é que, após a conclusão da fase de testes e ajustes, o sistema seja gradualmente implantado outras escolas municipais.
Continua depois da publicidade
De acordo com a secretária de Educação de Barra Velha, Fernanda Roberta Chagas, a iniciativa representa um importante avanço para a segurança e a modernização da rede de ensino.
— Estamos comprometidos em trazer inovação e segurança para nossas escolas. Este projeto piloto é um passo importante para a construção de um ambiente mais seguro e conectado para alunos, professores e famílias — afirma.
Leia também
Receita de sobremesa feita por chef de Jaraguá do Sul fica entre as seis melhores do mundo
O que o MP cobra em ação judicial sobre proteção de capivaras em Joinville
Aposentados de SC ensinam o segredo de receita familiar de chucrute que viralizou na internet





