nsc
dc

PMBC

Reinvenção de Balneário Camboriú: Município busca transformação como ícone turístico

Grandes obras de reestruturação saíram do papel e chegaram às ruas e ao principal cartão-postal da cidade

27/05/2021 - 11h22 - Atualizada em: 27/07/2021 - 16h52

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Grandes obras de reestruturação saíram do papel e chegaram às ruas e ao principal cartão-postal da cidade
Obras na Praia Central de Balneário Camboriú
(Foto: )

A prefeitura de Balneário Camboriú está investindo na reestruturação do município para alcançar um novo patamar no turismo brasileiro e internacional. Obras desejadas e planejadas há décadas saíram do papel e transformam a cidade, a começar pela Praia Central, cartão-postal do município, que recebe uma das maiores obras de infraestrutura sendo tocadas hoje no Brasil: a recuperação da faixa de areia da praia.

Até outubro deste ano, a obra de proteção costeira irá aumentar a faixa de areia da praia dos atuais 25 metros de largura, em média, para 70 metros

De acordo com a prefeitura de BC, essa é uma das maiores obras de preenchimento de praias já feitas na América Latina que vem em um momento de reestruturação da cidade, visando a retomada da economia no pós-pandemia. A expansão da faixa de areia deve criar uma proteção da orla contra o avanço das marés além de acomodar espaços para esporte, lazer e uma nova ciclovia. O objetivo principal é renovar a Praia Central, um pedacinho do litoral catarinense que atrai pessoas de todo mundo pelas belezas naturais combinadas ao urbanismo.

Após a finalização da obra, prevista para outubro, o foco será na reurbanização
Após a finalização da obra, prevista para outubro, o foco será na reurbanização
(Foto: )

Outras obras e atrações

No campo ambiental e de saneamento, a meta é levar rede de esgoto a 100% da cidade. Hoje, o município não está longe, 98% do trabalho já está concluído, restando levar a rede apenas às praias de Estaleiro e Estaleirinho, já sendo licitadas.

> Programa de saúde mental de Balneário Camboriú cresce durante a pandemia

Outro ponto que se destaca em Balneário Camboriú neste novo momento é a completa balneabilidade da praia em toda a sua extensão, conquista adquirida graças a fiscalização feita pelo programa Se Liga na Rede, que verificou ligações clandestinas de esgoto por toda a cidade, lacrando muitos e orientando a readequação de outros. Mais de 50 mil ligações foram vistoriados desde 2017. O resultado é o ganho de balneabilidade em pontos tradicionalmente impróprios da cidade, como o Pontal Norte, a praia de Laranjeiras, entre outros.

Na mobilidade urbana, mais de 100 km de vias da cidade, em todos os bairros, receberam asfalto novo. A Quarta Avenida, uma das principais ruas da cidade, foi prolongada e recebeu um elevado que a liga à Avenida Martin Luther, resolvendo um ponto de estrangulamento de trânsito. Parte da solução foi a construção da Avenida Panorâmica regulou o fluxo de trânsito em direção à saída da cidade, liberando o trânsito da entrada principal do município na Avenida do Estado.

> Balneário Camboriú é a única cidade de SC em ranking de saneamento

O conjunto de todas as obras e ações animou a iniciativa privada a investir em atrações turísticas para Balneário Camboriú, como a FG BigWheel, o Oceanic Aquarium, o Museu do Carro, o Atracadouro Barra Sul (que trouxe rotas de navios de turismo para a cidade), entre outras aplicações que renovam o destino turístico mais procurado do sul do país.

Saiba mais sobre Balneário Camboriú no canal BCéMais.

Leia também

Balneário Camboriú chega aos 57 anos com praias limpas

10 lugares para comer fondue no inverno em Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú e região

Verão, festas e pandemia: cinco perguntas para o prefeito de Balneário Camboriú

Colunistas