nsc
nsc

Meio ambiente

Balneário Camboriú é a única cidade de SC em ranking de saneamento

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
25/06/2021 - 16h06
Rio Marambaia, no Pontal Norte
Rio Marambaia, no Pontal Norte (Foto: Ivan Rupp, Divulgação)

Balneário Camboriú é a única cidade de Santa Catarina a figurar no ranking da Universalização do Saneamento, produzido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). O levantamento indica quais municípios estão próximos de atingir 100% de cobertura de rede de esgoto. A lista tem somente 116 cidades no país.

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O ranking leva em conta dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), e indica uma pontuação para as cidades de acordo com critérios como serviço de abastecimento de água, coleta de esgoto e de resíduos sólidos, esgoto tratado e destinação dos resíduos. As notas vão de zero a 500 e, para figurar entre as cidades próximas à universalização, é preciso alcançar pelo menos 489.

Justiça determina demolição de seis andares de arranha-céu em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú ficou com 494,87 pontos. É a 26ª cidade com mais de 100 mil habitantes classificada como “rumo à universalização”. O ranking considera dados de 2019, e aponta 94,87% de cobertura de esgoto. Atualmente, a prefeitura indica 98%.

A rede de esgoto de Balneário Camboriú foi uma das primeiras instaladas em Santa Catarina. Ao longo dos últimos anos, além de estender a rede para os bairros foi necessário renovar a rede em trechos onde ela estava obsoleta – processo que segue em andamento.

Após fama de praia sem sol, Balneário Camboriú começa obras para alargar a faixa de areia

O último avanço foi o início da instalação da rede nos bairros Estaleiro e Estaleirinho, nas praias agrestes. A região, altamente valorizada, ainda não possuía infraestrutura sanitária. De acordo com o prefeito Fabricio Oliveira (Podemos), a obra deve elevar para 100% a cobertura de esgoto em 18 meses.

Motociata de Bolsonaro vai fechar rodovia e mobilizar PM de quatro regiões

Ligações clandestinas

Apesar da rede capilarizada, Balneário Camboriú ainda enfrenta problemas com os dois rios que deságuam no mar – o Rio Marambaia, ao Norte, e o Rio Camboriú, ao Sul. O primeiro caso, do Marambaia, tem sido enfrentado com o fechamento de ligações irregulares de esgoto, que despejam no rio, e com a extensão do molhe, que melhorou as condições de balneabilidade na região no último verão.

Já o Rio Camboriú depende da instalação de rede de esgoto na cidade de Camboriú, que ainda está em projeto.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Leia também:

Nestlé vai investir R$ 1 bilhão em SC e gerar 2 mil vagas em fábrica de alimentos para pets

Piso de R$ 6 mil para segurança pública em SC será o maior do Brasil, diz Moisés

Abin nega ter investigado fortuna de Luciano Hang

​O que está por trás do pacote de bondades de Moisés​

​O dia em que o maior serial killer do Brasil foi preso em SC

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas