A classificação de risco para o coronavírus caiu em Blumenau e região do nível grave (cor laranja) para o alto (cor amarela) nesta sexta-feira (2), conforme o governo do Estado. Isso significa que a situação em relação à pandemia melhorou em boa parte do Vale do Itajaí e novas flexibilizações estão permitidas.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

A partir de agora, o Médio Vale (o Alto continua em risco grave) e as cidades do litoral (agrupadas pelo Estado como Foz do Rio Itajaí) poderão permitir, por exemplo, prova de roupas em lojas, eventos sociais e o funcionamento de cinemas, teatros e museus. Além disso, o retorno às aulas presenciais está autorizado, mas o regramento completo ainda precisa ser divulgado para determinar como a retomada ocorrerá. 

Veja um resumo das principais mudanças abaixo:

Atividades em regiões de risco alto para o coronavírus

Aulas presenciais

O retorno gradual das aulas presenciais a partir de terça-feira (13) está autorizado em regiões de risco alto e moderado. Segundo o secretário de Educação de SC, Natalino Uggioni, o regramento completo deve ser divulgado até a segunda-feira (5). Além de estar em uma região ao menos em risco alto, outro pré-requisito para o retorno será que a escola tenha concluído o seu próprio protocolo.

Continua depois da publicidade

> Concursos e vestibulares presenciais são autorizados em SC; veja as regras

A volta das aulas presenciais na rede estadual em Santa Catarina começará com os alunos do ensino médio e terá inicialmente apenas atividades de reforço para os estudantes com dificuldades no aprendizado remoto. Os alunos não serão obrigados a retornar e os professores pertencentes a grupos de risco para o coronavírus vão seguir trabalhando de casa.

O Plano de Contingência Estadual para Educação inclui orientações sanitárias como uso de máscara por professores e estudantes, distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas na sala de aula e aferição da temperatura de todos que entrarem nas unidades de ensino.

Ressalta-se que assim como nas regiões de risco grave, as atividades extracurriculares e de reforço estão autorizadas.

Eventos sociais

Eventos sociais são aqueles que não cobram ingresso, como casamentos, aniversários, jantares, confraternizações, bodas, formaturas, batizados e festas infantis. Estes estão autorizados, desde que o espaço tenha limite de ocupação de 40%. Entre as diversas regras estão o uso de máscara, álcool em gel em pontos estratégicos, distanciamento de 1,5m (exceto para pessoas que moram na mesma casa), lixeiras com pedal e ventilação constante no ambiente.

Continua depois da publicidade

Cinemas e teatros

Cinemas e teatros podem abrir nas regiões de risco alto desde que controlem a quantidade de público (50%) e sigam as orientações sanitárias descritas na portaria estadual.

Prova de roupas em lojas

A prova de roupas é permitida no comércio. Porém, é necessário uso de máscara, controle de acesso aos provadores para que não haja aglomerações e o distanciamento mínimo (1,5m) precisa ser respeitado. Álcool em gel deve ser disponibilizado aos clientes e o ambiente precisa ser constantemente higienizado.  

Além disso, é preciso limpar as roupas após cada prova ou devolução com “passadeira a vapor ou assegurar o período mínimo de aeração de 48 a 72 horas”, diz a portaria estadual.

Museus

Com os devidos cuidados sanitários, os museus podem receber visitantes, desde que o limite não ultrapasse um terço da capacidade de lotação (incluindo funcionários). A recomendação é que haja agendamento para visitação.

Continua depois da publicidade

Academias

As academias de ginástica, musculação, crossfit, danças, natação, hidroginástica e etc podem abrir em todo o estado, independente do grau da classificação na matriz de risco. O que muda nas regiões de risco alto é a capacidade de ocupação: 70%. Os cuidados sanitários são os mesmos para todos.

Hotéis e pousadas

Assim como as academias, o funcionamento é permitido em todas as classificações, mudando apenas a capacidade de ocupação. No caso do risco alto, o limite é de 80%.

Indústrias

Diferente das regiões de risco grave, que exigem capacidade de ocupação em 70%, as de risco alto não têm essa limitação. O distanciamento mínimo de 1,5m e outros cuidados, porém, continuam vigentes.

Shoppings, centros comerciais e galerias

Funcionam normalmente, sem limitação de público e horário. Regras sanitárias continuam vigentes.

Continua depois da publicidade

Outras atividades permitidas

Há ainda portarias específicas para funcionamento de bibliotecas, congressos, palestras, feiras e exposições.