nsc
nsc

Investimento

Riscos do Day Trade: Operações diárias na bolsa possuem volatilidade elevada

Conhecida por ser uma modalidade de compra e venda de ativos no curto prazo, a operação exige cuidado na hora de aplicar dinheiro

26/08/2021 - 18h28 - Atualizada em: 27/08/2021 - 16h15

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Day Trade
Em geral, quem opera no Day Trade tende a utilizar a análise gráfica de ativos.
(Foto: )

A bolsa de valores tem ganhado popularidade diante da baixa taxa de juros e o momento econômico do país. Nos últimos dois anos, a bolsa brasileira ganhou cerca de 2,5 milhões de novos investidores. Somente neste ano, a B3 contabiliza 1,4 milhão de novos entrantes, chegando à marca recorde de mais de 3 milhões de pessoas físicas no mercado de capitais no país.

> Juros, inflação e outras variáveis: Entenda como descomplicar o mundo dos investimentos

Com as taxas de juros mais baixas, as pessoas procuram aplicações com maior rentabilidade, como a renda variável. A pandemia, desemprego e busca por fontes de renda aceleraram esse processo de migração para a bolsa. Apesar da alta, apenas 3% da população investe em ações.

Trade (ou Trading) é o nome que se dá à operação de compra e venda de ativos no curto prazo, com o objetivo de ganhos em cima das oscilações dos preços. Muitas vezes, são operações realizadas no mesmo dia, o que remete ao termo day trade.

Essa não é a única forma de investir em ações. Em geral, quem opera no Day Trade tende a utilizar a análise gráfica, enquanto quem opera no longo prazo presta mais atenção em indicadores contábeis e econômicos de empresas e setores, a chamada análise fundamentalista.

Saiba mais sobre o Day Trade

Em um passado não tão distante, o Day Trade era conhecido por ser feito por analistas experientes, mas com uma maior democratização do acesso a outras modalidades de investimentos e principalmente pela difusão dos aplicativos digitais, o que facilita todo o processo, os traders tomaram a internet, com blogs, cursos e vídeos nas redes sociais.

No entanto, todo o cuidado é necessário. Estudo elaborado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) alerta que 97% das pessoas que fazem day trade perdem dinheiro. Grandes investidores de instituições financeiras consolidadas possuem acesso a tecnologias de ponta, enquanto pessoas físicas podem apresentar mais dificuldades em operar de forma mais ágil. Assim, o pequeno trader já começa a jornada em desvantagem.

Além disso, é preciso conhecimento técnico para operar dessa forma. Não são incomuns cursos na internet de pessoas que não são qualificadas no assunto e que induzem quem desconhece sobre o tema a erro. São perfis em redes sociais que prometem dinheiro fácil e uma vida de ostentação. Na maioria esmagadora das vezes, quem ganha não é o investidor, mas quem vende o curso. Por isso, é preciso ficar atento.

Tiago Alves, CEA, consultor de investimentos da Warren, explica que essa é uma das formas que os traders profissionais usam para ganhar dinheiro no mercado financeiro.

— O Day Trade para iniciantes pode representar uma aventura, mas é uma técnica que não é pra todo mundo. Lucrar em operações que duram apenas poucas horas ou minutos requer habilidades técnicas, intelectuais, psicológicas e emocionais. Para se tornar um bom trader, primeiramente deve-se compreender que o aprendizado nesta área exige muita dedicação. O Trader deverá identificar oportunidades para fazer transações rápidas e com boas probabilidades de acerto e ainda, deverá dominar técnicas e identificar qual delas se adapta melhor ao seu perfil como investidor — alerta o especialista.

Para Alves, uma boa dica para um trader iniciante é operar o menos alavancado possível e começar com o mínimo. A constância no mercado é o principal desafio do trader. Esse é um processo de médio a longo prazo e exige muita disciplina.

— A alavancagem, ou seja, a possibilidade de fazer operações com valores maiores à quantia que o trader tem de fato, é um recurso muito utilizado no Day Trade. Esta opção deve ser usada de forma consciente, pois pode potencializar tanto os lucros como os prejuízos nas operações. Ou seja, se o investidor não estudou muito, ele pode perder muito dinheiro com isso — destaca o consultor.

> Que tipo de investidor é você? Descubra qual pode ser a sua personalidade na hora de aplicar

Ainda de acordo com o especialista, é importante traçar metas realistas e ter um bom gerenciamento de risco. Também é preciso ter persistência e paciência para entender que as perdas fazem parte do aprendizado e que não se ganha rios de dinheiro do dia para a noite. Ter uma reserva financeira, paciência, inteligência emocional e estudar a fundo são as principais dicas para quem quer começar a investir em Day Trade.

Quem opera com Day Trade precisa pagar DARF

Caso o investidor se sinta à vontade para operar no curtíssimo prazo, as operações com lucro de Day Trade precisam de emissão de uma guia para pagamento de imposto – o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), emitido pela Receita Federal.

A guia deve ser emitida e paga até o último dia útil do mês seguinte em que foi feita a operação. Para o Day Trade, não existe isenção de faixa, independente do valor. A alíquota do Imposto de Renda é de 20% sobre os lucros.

Investir de forma inteligente

O mundo dos investimentos não precisa ser complicado, mas exige inteligência na hora de aplicar, para garantir bons resultados e alcançar objetivos, independente de ser curto, médio ou longo prazo. Apostar em uma carteira diversificada, com gestão de especialistas do mercado e planejamento financeiro é a maneira mais eficiente de ganhar dinheiro.

Fundada no propósito de tornar o “investir” mais acessível, prático e transparente, a Warren oferece carteiras de investimentos específicas para cada objetivo de vida dos clientes. Para criar a alocação ideal, a plataforma sempre leva em consideração o seu perfil de investidor, o prazo do seu objetivo e o que pretende realizar. Assim, os clientes investem com diversificação global e, ainda, com o suporte de um time especializado no segmento.

Quer investir de forma descomplicada? Confira os serviços disponibilizados pela Warren

Confira o especial Investe Mais no NSC Total e fique por dentro do mundo dos investimentos.

Leia também

10 passos para começar a investir seu dinheiro agora

Arquitetos catarinenses investem no paisagismo como diferencial e conquistam espaço no mercado

Tecnologia auxilia consultórios odontológicos com exames por imagem mais precisos

Colunistas