Mais de 15 mil quilômetros separam a praia dos Ingleses, em Florianópolis, da Rússia, país de origem do navio e da tripulação que darão uma nova cara ao balneário do Norte da Ilha. A embarcação do tipo draga deve ficar em alto mar até o início de março, quando está prevista a conclusão da obra de alargamento.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp

A escolha do navio e da tripulação russa, segundo a DTA, empresa responsável pela obra após vencer licitação, se deu pela disponibilidade do equipamento e pela maior tecnologia da draga russa. A viagem da Rússia até Florianópolis levou nove dias e 17 tripulantes trabalham na operação. Essa não é a primeira vez que uma tripulação estrangeira atua em alargamentos em Florianópolis. No caso de Canasvierias, o navio do tipo draga veio da Holanda e tinha funcionários do país estrangeiro.

Os 17 tripulantes que vão atuar na draga embarcados ficam em alto mar por 30 dias. Depois disso, eles voltam para Rússia e outros 17 vêm para o Brasil. A obra foi orçada em R$ 18,8 milhões e tem previsão de conclusão para o início de março. O alargamento será feito em quase três quilômetros de extensão da faixa de areia, começando pelo canto Sul e terminando cerca de 400 metros do Rio Capivari.

A drenagem alargará 45 metros da praia, mas com os processos de assentamento da areia, a previsão é que após a estabilização a faixa fique em torno de 30 metros. Atualmente, alguns pontos não alcançam 20 e em outros já não há faixa de areia. 

Continua depois da publicidade

A draga usada nesta obra não é a mesma da praia de Canasvieiras, apesar da empresa responsável pelo serviço ser a mesma. O equipamento é maior, diz a prefeitura, e isso permite que a conclusão dos trabalhos seja mais rápida. 

Alargamento em Ingleses: O que já se sabe sobre a obra que começa nos próximos dias em Floripa

A obra em Canasvieiras levou quase cinco meses para ser concluída. A faixa de areia que antes variava de um a cinco metros, passou para até 40 em alguns pontos.

Para a obra de alargamento em Ingleses foi encontrada uma jazida de areia dentro do mar, a mais de mil metros da orla.

A areia dali será bombeada para a praia e depois assentada para dar ampliar o espaço para banhistas, suas cadeiras e guarda-sóis. 

Continua depois da publicidade

Veja vídeo sobre o alargamento da Praia de Balneário Camboriú

Leia também

Sem ar-condicionado, ônibus de Florianópolis viram “fornos” e usuários sofrem com o calor

Primeiro dia de obras na Edu Vieira, em Florianópolis, tem filas e insatisfação