Para abrir um negócio, o primeiro passo é entender o que você faz bem e como se diferenciar da concorrência. Segundo Wesley Garcia Gomes, sócio da Wesco, empresa de produtos higiênicos, o dinheiro sempre será importante, em qualquer área, porém, uma ideia inovadora pode fazer toda a diferença. “A criatividade e a vontade podem fazer você economizar bastante no investimento inicial”, conta.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Use a criatividade e estude

Além da criatividade, é fundamental estudar e conhecer o mercado no qual deseja atuar. Quanto mais preparado você estiver, maior será a chance de dar certo. “É importante traçar um plano de negócio, definir prazos e metas. Além disso, diante da alta competitividade do mercado, é fundamental buscar produtos e serviços inovadores”, aconselha o sócio da Wesco.

> Dicas de como lidar com a frustração no trabalho e na carreira

Faça o que gosta

Além disso, você também não deve se esquecer que é fundamental escolher algo que lhe dê prazer. “Não adianta escolher fazer sapatos, se não gosta de trabalho manual”, alerta Gisele Kobayashi, empresária da CK Treinamentos e Educadora de negócios e finanças.

Continua depois da publicidade

Cuidados com as finanças

O pequeno investidor precisa saber que todo começo tende a ser um pouco difícil. Por isso, é necessário ter paciência, pois a empresa não vai dar lucro imediato. “É importante também ter foco e um plano de negócio bem delineado, tendo em vista que o capital investido não necessariamente será recuperado no curto prazo”, aconselha Wesley Garcia Gomes.

> Bancos digitais: entenda como funcionam e suas vantagens

Acredite no seu negócio

Se você se planejar e escolher algo que lhe dê prazer, o lucro certamente virá. “Depois de todos os primeiros passos feitos, o principal é acreditar no negócio e trabalhar muito. Como o pequeno negócio depende totalmente do empreendedor, o retorno dependerá do esforço dele”, conclui Gisele Kobayash.

Dicas da empresária Gisele Kobayashi para você montar um negócio

  • Procure informações com especialistas no assunto. O primeiro passo é escolher o negócio que deseja trabalhar e, para isso, é preciso conhecer, pesquisar e aprender sobre ele.
  • Conheça o mercado, pesquise clientes e concorrentes. Irá vender de porta em porta ou fará parcerias? Com isso feito, comece o planejamento, veja qual valor poderá investir.
  • Com todas as informações em mãos, o ideal é traçar um cronograma e seguir conforme o planejamento, lembrando sempre que o retorno não é imediato e que é necessário um capital de giro para que o negócio caminhe.
  • Pesquise sobre possíveis clientes, fornecedores e concorrentes, com esses dados é possível começar a traçar um planejamento.
  • É imprescindível que a pessoa faça treinamentos e cursos para se especializar e oferecer o produto ou serviço com qualidade.
  • Faça um acompanhamento sempre, pois as necessidades dos clientes mudam, os concorrentes aparecem com novidades, a economia muda. É preciso acompanhar.

Leia também

Como ser um programador de software? É a área com mais vagas de TI em SC

Forbes inclui podcast produzido em Blumenau em lista de programas para alavancar a carreira

Geração de emprego em Santa Catarina é destaque nacional

Destaques do NSC Total