nsc
    dc

    Balanço

    SC aplicou 176 mil vacinas contra o coronavírus no primeiro mês de campanha

    Em um mês de vacinação, Estado tem 32,7 mil pessoas que já receberam as duas doses necessárias para proteger contra o vírus

    17/02/2021 - 18h46 - Atualizada em: 17/02/2021 - 19h07

    Compartilhe

    Cristian Edel
    Por Cristian Edel Weiss
    Desde segunda, 13.416 pessoas receberam a primeira dose e 12.223, a segunda
    Desde segunda, 13.416 pessoas receberam a primeira dose e 12.223, a segunda
    (Foto: )

    A um dia de completar um mês de vacinação contra o coronavírus, Santa Catarina chega à marca de 176.481 doses aplicadas em todo o Estado desde 18 de janeiro. Desde segunda-feira, 15, até esta quarta, 17, foram 25.639 vacinados. O novo balanço foi divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive) na tarde desta quarta-feira, 17. 

    > Acompanhe dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina

    > Painel do Coronavírus: saiba como foi o avanço da pandemia em SC

    Para ter eficácia, é necessário receber duas doses do imunizante. Desde segunda, foram 13.416 pessoas as que receberam a primeira dose. Outras 12.223 receberam a segunda vacina.

    Vacina contra Covid-19 em SC: novas doses chegam na próxima semana

    No acumulado, os municípios de Santa Catarina já aplicaram 176.481 doses, das quais 143.754 correspondem à primeira dose e 32.727 têm relação com a segunda aplicação. No total, o Estado recebeu 298.140 exemplares do Ministério da Saúde, sendo que ainda há 40,8% disponíveis para aplicação.

    Até o momento foram vacinados profissionais da saúde, idosos que vivem em instituições, pessoas com deficiência que frequentam instituições, população indígena e idosos com mais de 90 anos. Os próximos a receberam a vacina devem ser pessoas de 80 a 89 anos, mas ainda não há data definida, segundo o superintendente de Vigilância em Saúde de SC, Eduardo Macário, porque depende do envio das doses pelo Ministério da Saúde (veja aqui a ordem dos grupos prioritários). 

    Evolução da vacinação em SC

    Ritmo de vacinação melhora nesta semana

    O ritmo médio de vacinação diária em Santa Catarina melhorou desde o último balanço. Como detalhou a reportagem do Diário Catarinense em 16 de fevereiro, era de 5,3 mil doses aplicadas por dia desde 18 de janeiro, o que só permitiria concluir a vacinação do público prioritário de SC com duas doses em novembro de 2023. 

    Agora, o ritmo sobe para 6,3 mil de média, mas ainda distante da capacidade de outras campanhas de imunização, como a da gripe, que mesmo durante a pandemia em 2020 conseguiu aplicar 20,1 mil doses diárias, em média.

    Compra de vacinas contra Covid-19 por municípios e Estado é cenário irreal

    Na velocidade atual, o Estado concluirá a aplicação da primeira dose em 22 de abril de 2022, conforme do Monitor da Vacina, do NSC Total. A da segunda dose se encerraria em 26/7/23.

    O Estado também atualizou a estimativa de pessoas que integram os grupos prioritários: agora são 2.898.763 pessoas nessa condição. 

    Segundo a Dive, o ritmo depende do envio de doses por parte do Ministério da Saúde. Um novo lote de vacinas chegará a Santa Catarina na próxima terça-feira, 23, conforme assegurou o superintendente do ministério no Estado, Rogério Ribeiro, durante o CBN Hub. Ainda não há confirmação da quantidade e se serão distribuídas exclusivamente às regiões mais afetadas pela pandemia.

    Acompanhe o avanço da vacinação no Monitor da Vacina

    Monitor da Vacina reúne dados e estimativas sobre o avanço da vacinação nos municípios de SC
    Monitor da Vacina reúne dados e estimativas sobre o avanço da vacinação nos municípios de SC
    (Foto: )

    No ar desde 20 de janeiro, o Monitor da Vacina, do NSC Total, reúne detalhes em mapas e gráficos sobre o avanço da imunização em Santa Catarina e o estágio da vacinação pelo mundo.

    Nova variante do coronavírus já foi identificada em ao menos 10 estados do Brasil

    A página reúne estimativas sobre o avanço da campanha em cada município, cruzamento de dados que mostram a taxa de aplicação das vacinas recebidas em cada região e detalhes sobre a população de cada grupo prioritário atendida pela campanha.

    O Monitor da Vacina é atualizado três vezes por semana ou conforme novos dados são divulgados pelo Ministério da Saúde e Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC. A página pode ser acessada neste link.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas