nsc
dc

Pandemia

SC autoriza ônibus, bares e shoppings em regiões com risco gravíssimo para o coronavírus

Atualização da portaria foi publicada nesta sexta-feira (28) no Diário Oficial do Estado (DOE-SC); veja lista do que está liberado

29/08/2020 - 10h57 - Atualizada em: 29/08/2020 - 11h35

Compartilhe

Augusto
Por Augusto Ittner
Ônibus municipais estão autorizados, conforme atualização da portaria, nas regiões de cor vermelha da matriz de risco de SC.
Ônibus municipais estão autorizados, conforme atualização da portaria, nas regiões de cor vermelha da matriz de risco de SC.
(Foto: )

O governo de Santa Catarina autorizou o funcionamento de uma série de atividades — como ônibus, bares, restaurantes e shoppings — nas regiões consideradas de risco gravíssimo para o coronavírus. A atualização da portaria foi publicada nesta sexta-feira (28) no Diário Oficial do Estado (DOE-SC) e atende uma determinação da Justiça. 

Os municípios podem decidir se irão acatar ou não as novas normas. Isso porque as prefeituras têm autonomia para manter as proibições, mesmo diante das liberações permitidas em nível estadual. O que as cidades não podem é afrouxar medidas restritivas definidas pelo governo de Santa Catarina.

> Receba notícias de SC por WhatsApp. Clique aqui e saiba como

Essas novas liberações, porém, só poderão ocorrer se os municípios que compõem a área vermelha da matriz de risco do Estado respeitarem medidas de higienização e o protocolo de distanciamento social. Em compensação, outras restrições como de cinemas, teatros, shows, aulas presenciais na rede pública e proibição de aglomerações em espaços públicos seguem valendo.

O que está autorizado

Na prática, portanto, SC liberou as seguintes atividades nas regiões de risco gravíssimo: bares e restaurantes com atendimento no local; academias de ginástica, musculação, crossfit, funcionais, natação, hidroginástica e hidroterapia; shoppings centers, galerias, centros comerciais, comércio de rua; supermercados e lojas de departamento; atividades turísticas que já tenham regramento, como hotéis e pousadas; e o transporte coletivo urbano municipal.

> Leia também: Sete razões que sugerem melhora da situação de SC na pandemia do coronavírus

Também estão autorizados: eventos em competições esportivas profissionais e de automobilismo, porém sem presença de público; eventos em modalidade drive-in; atividade de empresas que fazem o controle de pragas urbanas; serviço de delivery; leilões de bovinos; abertura de agências bancárias e lotéricas; atuação de profissionais autônomos; trabalhos de construção civil e obras de infraestrutura; e as aulas práticas de cursos técnicos de ensino presencial.

Clique aqui e confira o novo texto da portaria.

Coronavírus em SC

Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) apontam que SC somava, até esta sexta-feira (28), 141.692 casos confirmados do novo coronavírus. São 2.193 mortes confirmadas e uma taxa de ocupação dos leitos de UTI de 70,8%.

Risco gravíssimo para a Covid-19

As regiões em cor vermelha na matriz de risco do Estado, são:

Alto Vale do Itajaí

Nordeste 

Meio-Oeste

Carbonífera

Extremo Sul

Colunistas