nsc
dc

Tempo

SC deve ter geada e novo amanhecer de frio extremo neste sábado

Depois de registrar o dia mais frio do ano no país, Estado deve ter mais dias gelados no fim de semana com mínima de até -7°C

30/07/2021 - 13h04

Compartilhe

Jean
Por Jean Laurindo
Geada em locais como Bom Jardim da Serra (foto) deve se repetir no amanhecer de sábado (31)
Geada em locais como Bom Jardim da Serra (foto) deve se repetir no amanhecer de sábado (31)
(Foto: )

Santa Catarina deve ter geada em várias regiões e mais um amanhecer de frio extremo neste sábado (31). A previsão foi divulgada em alerta da Epagri/Ciram, órgão do governo do Estado. Segundo o aviso meteorológico, as temperaturas mínimas podem chegar de -4°C a -7°C nas áreas mais altas da Serra Catarinense.

SC amanhece com frio extremo de -8,9 °C e abaixo de zero em todas as regiões; veja fotos

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Na maior parte do Estado, os termômetros devem marcar de 0 a 5°C e, nas regiões mais frias, as mínimas podem chegar a -1°C e até -5°C. Com um frio tão intenso, geadas amplas devem ser registradas nas regiões mais geladas, segundo a Epagri/Ciram.

O amanhecer de sábado promete ser um pouco menos intenso quanto o desta sexta-feira (30), considerado o dia mais frio do ano em todo o Brasil segundo a Epagri/Ciram. A menor temperatura que conferiu essa marca ocorreu em Urupema, na Serra Catarinense, onde os termômetros marcaram -8,92°C, às 7h.

A temperatura superou o recorde da quinta-feira, que já havia registrado um início de dia congelante com mínima de -8,6°C, também em Urupema. Nesse dia, por causa da umidade presente no Estado, 28 cidades registraram neve, para a alegria de moradores e turistas. Como não há nuvens e umidade na massa de ar presente sobre o Estado, não há previsão de neve para os próximos dias – apenas de geada.

Neve é registrada em 28 cidades de Santa Catarina; veja fotos e vídeos

Quando o frio vai embora?

Segundo o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, o frio só deve começar a ir embora realmente no decorrer do domingo. Depois de mais um amanhecer que promete ser gelado, na parte final do dia há previsão de chuva em áreas próximas ao Paraná. Com a chegada da nebulosidade e da chuva, as temperaturas devem começar a subir – ao contrário do que muitas pessoas acreditam, de que a chuva antecipa o frio.

No começo da próxima semana, ainda deve fazer frio em SC, mas não de forma tão intensa como ocorreu nos últimos dias em todo o Estado, segundo o meteorologista da Epagri/Ciram.

Leia também

9 pontos turísticos imperdíveis para conhecer na Serra Catarinense

'Estalactites de gelo' em SC revelam intensidade do frio na Serra; veja fotos

Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram

Pomar congelado e "bolhas de gelo": frio intenso em SC cria paisagens impressionantes

Colunistas