nsc
dc

RESUMO DE NOTÍCIAS

SC em 5 minutos: ex-advogado condenado por matar namorada e risco de colapso nas UTIs

Leia as principais notícias desta quinta-feira (26) e ouça também o podcast

26/05/2022 - 20h09 - Atualizada em: 26/05/2022 - 20h11

Compartilhe

Eduarda
Por Eduarda Hillebrandt

O resumo de notícias desta quinta-feira (26) destaca a condenação de um ex-advogado pelo assassinato de Lucimara Stasiak em 2019, morta a golpes de faca e asfixiada no apartamento do casal. Confira também a lotação dos leitos de UTI no Estado e o trágico acidente no qual a mãe confundiu os pedais e matou a própria filha em Blumenau.

Receba notícias do DC via Telegram

Se você preferir, ouça o podcast SC em 5 minutos para ficar por dentro das principais informações do dia. Os episódios estão disponíveis no Spotify e também no YouTube.​

  • Santa Catarina se aproxima de novo colapso nas UTIs
  • Terreiros protestam contra intolerância religiosa após Iemanjá ser depredada em Florianópolis
  • Ex-advogado é condenado a 18 anos de prisão por assassinato da namorada em Balneário Camboriú
  • Barragem de Ituporanga começou a apresentar defeitos há quase um ano
  • Sabor singular faz erva-mate do Norte de SC ganhar selo de Indicação Geográfica

Ouça o podcast

Ex-advogado é condenado por assassinato da namorada em Balneário Camboriú

Paulo de Carvalho Souza foi condenado a mais de 18 anos de prisão em Balneário Camboriú pela morte da advogada Lucimara Stasiak. Ele teria golpeado a namorada com 16 facadas e a asfixiado no apartamento em que moravam no Centro. O crime foi julgado como feminicídio.

> Relembre o caso

Santa Catarina se aproxima de novo colapso nas UTIs

O cenário que antes se restringia ao atendimento neonatal e pediátrico agora se espalha para toda a rede de UTI em Santa Catarina. Com 96,32% de ocupação dos espaços de terapia intensiva, o Estado se aproxima de um novo colapso dos leitos para atendimentos de casos graves. No começo de 2021, o sistema de saúde catarinense colapsou e gerou uma fila que ultrapassou a marca de 400 pessoas à espera de uma vaga.

> Veja dados

Motorista confunde pedais e mata a filha atropelada em Blumenau

Uma mulher de 55 anos morreu atropelada pela mãe no final da tarde desta quinta-feira (26) em Blumenau, informou a Guarda Municipal de Trânsito. A idosa de 79 anos teria se atrapalhado com os pedais e acabou causando o acidente em frente à garagem da casa. A vítima já estava sem vida quando o socorro chegou.

> Leia mais

Jesse já tinha sofrido acidente ao lado de Shurastey na Costa Rica

O morador de Balneário Camboriú Jesse Koz, que morreu em uma grave colisão entre dois carros nos Estados Unidos nesta segunda-feira (23), já havia sofrido um acidente na Costa Rica. À época, o jovem chegou a reformar o Fusca pensando em tornar o carro mais seguro para as próximas viagens ao lado do cão Shurastey.

> Veja detalhes

Terreiros protestam contra intolerância religiosa após Iemanjá ser depredada em Florianópolis

Terreiros de umbanda vão se juntar em um protesto na praia da Armação, em Florianópolis, a partir das 14h deste domingo (29), quando será colocada uma nova imagem de Iemanjá no local. Uma antiga foi destruída, o que os manifestantes associam à intolerância religiosa, motivo do protesto.

> Veja foto

Boa notícia do dia

O edital público lançado pela prefeitura de Blumenau para reformular o Museu Fritz Müller recebeu proposta de uma entidade interessada. Como a coluna havia antecipado, o Instituto Cultural Soto apresentou plano para transformar a experiência de visitação à casa do naturalista, que completou em 2022 o bicentenário de nascimento.

> Blumenau recebe proposta para reformular o Museu Fritz Müller

Vídeo do dia

O Dia Livre de Impostos é uma data nacional que permite que os consumidores comprem produtos sem impostos. Mas você sabe por que ela existe e como funciona? Confira no DC Explica:

Leia também:

Plano de saúde individual vai subir 15%, a maior alta em 22 anos

SC atinge 11 mil casos ativos de Covid-19, maior número em dois meses​

Tarifa de água e esgoto vai subir 16% em nove cidades do Vale

Colunistas