nsc
dc

CHAMA O ZÉ GOTINHA

SC tem dia D de vacinação para sarampo e gripe no sábado

Imunização está abaixo do esperado pelo governo do Estado

28/04/2022 - 20h43

Compartilhe

Gabriela
Por Gabriela Ferrarez
Dia D acontece neste sábado (30)
Dia D acontece neste sábado (30)
(Foto: )

Santa Catarina terá o dia D das vacinações contra o sarampo e a gripe neste sábado (30). A mobilização estadual irá vacinar em cada município contra a gripe os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores cinco anos. Serão imunizados contra o sarampo as crianças de seis meses a menores de cinco anos e os trabalhadores da saúde.

> Receba notícias sobre Santa Catarina via Telegram

Na campanha contra a gripe, está sendo usada a vacina contra influenza trivalente, que protege contra três subtipos de vírus influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A vacinação de alguns grupos está abaixo da meta do governo do Estado, de 90% de cobertura. Entre os idosos com 60 anos ou mais, por exemplo, apenas 29,6% estão imunizados. Entre trabalhadores da saúde, só 30,9% tomaram a vacina contra a gripe.

No caso do sarampo, a campanha abrange trabalhadores da saúde, grupo que tem apenas 27,1% dos imunizados. A meta da SES é vacinar, ao menos, 95%.

Os próximos grupos prioritários serão vacinados no dia D se o município tiver estoque de doses, — se não, serão imunizados a partir de segunda-feira (2). De acordo com a Secretária de Estado da Saúde (SES), cada prefeitura e secretaria irá informar o esquema nesses casos.

Veja os próximos grupos prioritários da vacina contra gripe

  • Gestantes e puérperas
  • Indígenas
  • Professores
  • Pessoas com comorbidades
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores do transporte coletivo
  • Trabalhadores portuários
  • Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas
  • Funcionários do sistema prisional
  • População privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas

Campanhas seguem até 3 de junho

Com relação ao sarampo, a partir do dia 2 de maio, continuam sendo vacinados os trabalhadores da saúde e as crianças de seis meses a menores de cinco anos com uma dose da vacina tríplice viral, independentemente da situação vacinal. Além de proteger contra o sarampo, a tríplice viral protege contra a rubéola e a caxumba.

As campanhas de vacinação contra a gripe e o sarampo continuam até 3 de junho. Pessoas que fazem parte de um dos grupos prioritários de vacinação devem procurar um ponto de vacinação o quanto antes.

A gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Dive, Arieli Schiessl Fialho ressalta a importância de colocar a vacinação em dia.

— Pedimos que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e que ainda não foram imunizadas aproveitem o sábado para colocar a caderneta em dia. Tanto a vacina contra a gripe quanto a do sarampo são seguras e essenciais para evitar complicações e, até mesmo, a morte por essas doenças — esclarece a gerente.

Leia também

Reações da vacina contra Covid: entenda como acontecem

Casa no Sul de Florianópolis deve demolida por estar em área de preservação, decide Justiça

SC cria 11 mil empregos em março e saldo de 2022 sobe para 64 mil novas vagas

Colunistas