nsc
dc

Pandemia

SC tem o maior número de casos ativos de Covid em seis meses

De acordo com o Painel do Coronavírus, Estado conta com 20.438 pessoas que ainda podem transmitir o vírus; internações também voltam a subir

10/01/2022 - 18h52 - Atualizada em: 11/01/2022 - 06h28

Compartilhe

Por Luana Amorim
Casos ativos cresceram 335,59% em apenas uma semana em SC
Casos ativos cresceram 335,59% em apenas uma semana em SC
(Foto: )

O crescimento no número de casos ativos de Covid-19 em Santa Catarina fez com que o Estado atingisse 20.438 infectados pela doença nesta segunda-feira (10). De acordo com o Painel do Coronavírus, este é o maior número registrado em seis meses. A última vez que o Estado atigiu mais de 20 mil ativos foi em 29 de junho de 2021, quando eram 20.129.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Ao comparar os dados dos últimos sete dias é possível perceber a explosão de casos que vem ocorrendo em Santa Catarina. Em 3 de janeiro, o Estado contava com 4.692 ativos, número que saltou para 20.438 nesta segunda-feira - um crescimento de 335,59%.

Entre domingo e segunda, houve um acréscimo de 753 pacientes que ainda podem transmitir o vírus. Florianópolis segue liderando como a cidade com o maior número de ativos. Nesta segunda-feira, eram 4.350. 

Em seguida vêm Joinville, no Norte do Estado, com 1.447, e Criciúma, no Sul, com 1.110. Ao todo, 253 cidades catarinenses têm casos ativos de Covid-19, conforme o Painel do Coronavírus.

> Atendimento a crianças na saúde de Joinville passa por mudanças; confira

SC tem aumento no número de internações

Conforme o Painel do Coronavírus, Santa Catarina também apresentou um aumento no número de internações por Covid-19. Na sexta-feira (7), eram 135 pessoas em leitos de UTI destinados a tratamento da doença, sendo 92 casos confirmados e 43 suspeitos. Nesta segunda, o número saltou para 161, sendo 107 confirmações e 54 suspeitas. 

Um dos aumentos mais expressivos ocorreu no Norte e Planalto Norte catarinense. Na sexta eram 36 pacientes internados em leitos de UTI. Nesta segunda, são 47, segundo o Painel.

Já o Vale do Itajaí foi a única região que apresentou queda no número de internados. Enquanto na sexta eram 19, nesta segunda são 15 hospitalizados na UTI. 

Aglomerações marcam o fim de semana em SC 

Nas redes sociais, vídeos de um show que ocorreu na última sexta-feira (7), em Balneário Camboriú, mostraram uma grande quantidade de pessoas aglomeradas, sendo que a maioria não usava máscaras. As imagens ocorrem justamente em um período em que o Estado vive um novo surto de Covid-19.

Atualmente, eventos estão liberados, de acordo com decreto estadual, mas há a necessidade de respeitar protocolos de segurança definidos pelas prefeituras — que envolve tanto o passaporte sanitário quanto a obrigatoriedade do uso de máscara. Além disso, máscaras seguem obrigatórias em lugares fechados.

Em nota, a prefeitura de Balneário Camboriú disse que o evento apresentou o Plano de Contigência, exigido pelo Governo do Estado, à vigilância sanitária e que não houve registro de ocorrência formal de descumprimento das regras sanitárias. 

Já o local onde o evento foi realizado disse que "a organização da casa segue todas as medidas de segurança sanitária estabelecidas pelo município de Balneário Camboriú, entre elas, a higienização de todo o espaço antes e depois do show, a cobrança do comprovante completo de vacinação e/ou do exame PCR negativo, na entrada para o show, o uso de máscara em espaço fechados ou com aglomeração, e o uso de álcool em gel, sempre que necessário".

Ressaltou ainda que "a aplicação de tais medidas também depende da conscientização do público, que precisa utilizar máscara durante os momentos em que estiver em espaços fechados e em situações em que se encontram em convívio social próximo, inclusive durante os shows".

Leia também: 

Aeroportos de SC têm voos cancelados por alta nos casos de Covid e gripe

Mãe de criança de SC que ficou 14 dias internada com Covid celebra vacina: “Ansiosa”

Duas regiões de SC voltam ao nível de alto no mapa de risco da Covid

Colunistas