Cidadãos passam a receber a partir desta terça-feira (20) o seguro-desemprego por meio da conta poupança social digital. As contas digitais serão abertas automaticamente e de forma gratuita pela Caixa, sem a necessidade de apresentação de documentos e comparecimento à agência. A movimentação acontece pelo aplicativo Caixa Tem, da mesma forma que o auxílio emergencial.

Continua depois da publicidade

> Auxílio Emergencial 2021: veja o calendário de pagamentos de abril

O pagamento só sera feito pela conta poupança criada pelo Caixa caso o cidadão não indique uma conta para recebimento do benefício no requerimento de pagamento do seguro-desemprego ou não possua outro tipo de poupança na Caixa.

Para quem já tem outro tipo de conta na Caixa, os créditos serão realizados nas contas existentes e os valores poderão ser movimentados com a utilização do cartão da conta ou ainda pelo Internet Banking ou pelo aplicativo do banco. 

Nos casos em que o valor do seguro-desemprego não possa ser creditado em conta existente ou em conta poupança social digital criada pela Caixa, o trabalhador poderá realizar o saque com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui, além das agências.

Continua depois da publicidade

O que é o seguro-desemprego e quem tem direito

O seguro-desemprego é um benefício que oferece auxílio em dinheiro por um período determinado aos trabalhadores. Ele é pago de três a cinco parcelas, de forma contínua ou alternada, de acordo com o tempo trabalhado, e tem a finalidade de garantir assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente pela instituição (sem justa causa). 

> Auxílio emergencial no Imposto de Renda 2021 deve ser declarado?

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

O valor do seguro-desemprego considera a média dos salários dos últimos 3 meses anteriores à dispensa. Para o pescador artesanal, empregado doméstico e o trabalhador resgatado, o valor é de um salário mínimo. 

Tem direito ao seguro-desemprego:

• Trabalhador formal e doméstico, em virtude da dispensa sem justa causa, inclusive dispensa indireta;

• Trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador;

Continua depois da publicidade

• Pescador profissional durante o período do defeso;

• Trabalhador resgatado da condição semelhante à de escravo.

Leia também

Projeto quer proibir surfe, lanchas e jet ski em BC

Homem atira contra casal, ameaça policiais e acaba morto

“Certeza que ele me ouviu”, diz irmã de Paulo Gustavo

Destaques do NSC Total