Com o início da Semana Santa e do calendário católico, muitos países celebram feriados religiosos como a Páscoa, por exemplo. Mas, entre as datas comemorativas surge uma dúvida comum entre os brasileiros. Afinal, na Sexta-feira Santa é feriado?

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Quando acontece a Sexta-feira Santa?

Em 2022 a Sexta-feira Santa irá acontecer no dia 15 de abril. Mas fique atento, o dia muda todos os anos e depende do calendário e pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Esse fator se deve ao dia da Páscoa, que costuma ser determinado a partir do calendário lunar, não possuindo uma data fixa. Segundo a tradição cristã para definir o dia da Sexta-feira da Paixão considera-se a primeira sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no Hemisfério Sul ou depois do equinócio de primavera no Hemisfério Norte do globo. 

Continua depois da publicidade

O que é a Sexta-feira Santa?

Trata-se de um feriado religioso do cristianismo na qual simboliza a morte de Jesus Cristo. No ano 33, ele foi morto e crucificado pelo Império Romano. Guardas Romanos ainda colocaram uma coroa de espinhos em sua cabeça, Jesus carregou a cruz e pouco depois foi morto e crucificado.

A data acontece sempre dois dias antes da Páscoa, que trata de outro feriado religioso e celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Ambas as datas são feriados nacionais no Brasil e em diversos países do mundo, como na Itália.

De acordo com o cristianismo, a sexta-feira santa é um dia de reflexão sobre o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. É bastante frequente a ocorrência de reconstituições, homenagens e outras formas de representações artísticas de como teriam os seus últimos dias de vida de Jesus Cristo. Isso inclui o julgamento, a crucificação e também a ressurreição.

Corpus Christi é feriado nacional ou ponto facultativo? Entenda

O que é a Semana Santa?

Trata-se de uma tradição religiosa e ela simboliza a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. O período inicia no domingo de Ramos, que relembra a entrada de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Cristo, que acontece no domingo de Páscoa.

Continua depois da publicidade

Sexta-feira Santa é considerada a data que Jesus Cristo foi crucificado
Sexta-feira Santa é considerada a data que Jesus Cristo foi crucificado (Foto: Banco de imagens)

O que é o cristianismo?

O cristianismo é uma religião monoteísta ela é centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus Cristo. A fé cristã acredita em Jesus Cristo como filho de Deus, Salvador e senhor. Juntamente com o Islamismo trata-se da religião mais praticada no mundo.

A Sexta-feira Santa é uma data religiosa e um dos principais feriados existentes no Brasil. Apesar de ser oficialmente laico (sem religião oficial), o país é bastante influenciado pela ideologia cristã.

Como fazer um delicioso ovo de páscoa de colher

Leia também

Páscoa: veja o significado de alguns símbolos da celebração

Confira 3 receitas de colomba pascal

Destaques do NSC Total