nsc
hora_de_sc

Sorte

Conheça as simpatias de Ano Novo

Tanto faz se você acredita ou não em simpatia. Afinal, não custa nada usar uma certa cor ou comer uma fruta especial na chegada do Ano Novo

29/12/2020 - 06h00 - Atualizada em: 29/12/2020 - 08h02

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Hortelã
Banho de hortelã é uma das simpatias de ano novo
(Foto: )

Se for pro bem, por que não tentar fazer algo simples, mas que pode trazer sorte, saúde e sucesso no Ano Novo? A simpatia é assim. Alguns gostam porque é divertido. Outros são bem supersticiosos mesmo. E todo mundo acaba fazendo sua fezinha na hora de trocar o calendário de um ano pro outro.

Normalmente, durante o ano, já existe simpatia pra tudo. Pra arrumar namorado, curar dor de garganta, casar, emagrecer e até trazer de volta aquele amor que partiu faz tempo. Mas, pra virada do Ano Novo, tem cada uma que até Deus duvida.

> Coronavírus: especialistas indicam cuidados para as celebrações de fim de ano

Desde as mais tradicionais até as mais bizarras, elas passam de geração pra geração. Correm de boca em boca e vão ganhando novos contornos com o passar do tempo. Porque até mesmo as simpatias precisam acompanhar a evolução das tendências e dos costumes de um país.

Falando em países que não o Brasil... Na Venezuela, as pessoas dizem ter uma simpatia infalível de Ano Novo para quem gosta de viajar. É bem fácil de fazer: basta pegar uma mala vazia e, à meia-noite em ponto, dar uma volta com ela percorrendo ao menos um quarteirão.

Esta é a forma encontrada pelos venezuelanos pra garantir muitas viagens lindas no ano que se aproxima. Com a pandemia, que deixou tantos brasileiros mais quietos em casa, o que vai ter de gente tirando mala do armário após ler esta matéria, não vai ser fácil.

> Principais cidades de Santa Catarina não terão queima de fogos no Ano-Novo

Simpatia engraçada também não falta. Para ganhar bastante dinheiro no ano que vem, você tem duas opções. A primeira é chupar 7 sementes de romã na noite da virada. Nada de jogar fora depois. Seque-as bem, embrulhe-as num papel e guarde na sua carteira. Não vai faltar din din em 2021.

A segunda é ainda mais fácil e poderosa. Basta colocar uma nota de dinheiro dobrada dentro do sapato que você for usar no Réveillon, de forma que ela fique embaixo do seu pé. É tiro e queda.

Mas se for passar esta simpatia pra alguém, cuidado. Explique direito o que é pra fazer. Caso contrário, sempre tem aquele tio que vai colocar o cartão de crédito e nem vai poder dançar na festa de tanta dor no calcanhar.

Vamos deixar de piadas e conhecer uma lista de 8 simpatias pra esperar o Ano Novo?

1. Sete ondas

Talvez esta seja a mais tradicional de todas. Pular 7 ondas na noite da virada é uma simpatia que não sai de moda. Se você fizer um pedido ao fazer isso, aí não tem erro. Seu desejo será realizado em 2021. A origem deste hábito é relacionado à Umbanda. Trata-se de uma homenagem à Iemanjá.

Tem gente que não pula ondas e jura que isso não adianta nada. Que o que funciona mesmo é levar flores pra jogar nas águas salgadas. Isso sim seria um presente pra famosa orixá feminina, também conhecida por rainha do mar.

Os entendedores de simpatia dizem que Iemanjá purifica e dá força pra você vencer os obstáculos do ano seguinte. Mas se você preferir pular as ondas, atenção! Depois dos pulinhos, não dê as costas pro mar. Esta atitude pode atrair má sorte. E se tiver consumido muita bebida alcoólica, não tente andar de costas.

> 4 truques para não errar na escolha do vinho e espumante nos jantares de Natal e Ano Novo

2. Simpatia pra perder uns quilinhos

Sempre tem alguém que vai passar o Réveillon com você e está querendo emagrecer. A virada do Ano Novo é um bom momento pra isso também. Basta furar uma batata crua no número de vezes igual a quantidade de quilos que a pessoa quer perder.

Dentro de cada buraco, tem que por um grão de feijão. Depois, é só enterrar a batata no quintal. Mas oriente seu amigo que não é fã de dieta que não vale querer fazer esta simpatia com batata frita.

> Especial receitas de Natal: lombo recheado com maçã verde é receita prática, deliciosa e que não pesa no bolso

3. Onze graus negativos não é pra qualquer um

A simpatia curiosa vem do Canadá. Lá, eles têm o hábito de fazer promessa na virada do Ano Novo. Pode ser qualquer coisa. Se dispor a ajudar mais os outros. Parar de comer chocolate todo dia. Ou visitar os avós pelo menos uma vez por semana.

Pra dar certeza do compromisso com a promessa, os canadenses cumprem o seguinte ritual na manhã do dia 1º de janeiro: eles mergulham na água mais gelada que um freezer. Lembrando que nesta época do ano, no hemisfério Norte, as temperaturas são glaciais.

No Canadá, pode chegar a menos de 11 graus Celsius. Imagine só o desafio. Chamado de mergulho do urso-polar, o gesto é o sinal de que a meta será cumprida, por mais difícil que seja.

Já na Sibéria, onde as temperaturas são ainda mais baixas, o mergulho no lago congelado também é uma simpatia. Mas lá, a bizarrice é maior. É preciso enfrentar as águas gélidas carregando uma árvore. Com tanto que não seja um pinheiro de Natal enfeitado com várias bolas, tudo bem, não é mesmo?

> Melhores sobremesas para o Natal 2020

4. Um banho de saúde!

Pra pedir saúde, objeto do desejo em ano de pandemia, você terá que acordar cedo no dia 31 de dezembro. Separe um punhado de folhas de eucalipto, melissa e hortelã. Depois de lavá-las bem, ferva em dois litros de água e coe. Vai render um líquido parecido com chá.

Depois do banho, jogue este líquido morno do pescoço pra baixo. E vá falando enquanto a água percorre seu corpo: "Ano Novo, novos tempos. Que a saúde boa venha. E com alegria, que Deus a tenha". Com isso, você não verá a cara de um hospital no ano que vem. Pra ir além e evitar até mesmo a ida às farmácias, tem que jogar as sobras do banho num jardim.

> Receitas de farofa de Natal deliciosas e práticas

5. Sai o branco, entra qualquer cor que você goste

Esta simpatia cai mais em desuso a cada ano que passa. Porém, muita gente ainda insiste na cor branca pra passar a noite de Réveillon. Fica bonita, combina com Verão e com praia e, ainda, representa paz. Ou seja, mal não faz.

Mas você tem ideia de como surgiu essa tradição brasileira? Tudo começou numa festa na década de 50, numa praia de São Paulo. Tanto é que esse costume é bem pouco conhecido fora do país.

Um grupo de umbandistas realizou uma cerimônia chamada de encontro das águas na Praia Grande e todos estavam de branco. O ritual parecido com uma procissão ficou famoso e, nos anos 70, explodiu em Copacabana, no Rio de Janeiro.

> Conheça as simpatias de Ano Novo

Hoje em dia, vale tudo. Cada um com sua crença. O verde pode trazer saúde e o amarelo e o dourado, boas energias. O vermelho é a cor que desperta e aumenta o desejo sexual. E estar com uma roupa nova também é auspicioso. Conclusão: 2021 só vai dar ruim pra você, se ficar sem roupa alguma na virada.

6. Que tal ganhar um bom dinheiro no ano que vem?

No Brasil, lentilhas e uvas complementam a lista de alimentos que, ao lado do romã, trazem sorte e fortuna pro Ano Novo. Os grãos da lentilha podem ser espalhados pela mesa da ceia.

Quando o relógio bater as 12 badaladas, chegou a hora de comê-los, cozidos, é claro. Antes de qualquer outra iguaria. Se colocar o prato ou um pote cheio em cima de uma cadeira, a grana será ainda maior.

Talvez escolher as uvas, fique mais fácil. Basta comer 7 delas. Uma por vez, pensando em 7 desejos. Você gosta muito desta fruta? Melhor ainda! Coma doze e, para cada uma delas, mentalize um pedido pra cada mês de 2021. Depois, é só sentar e esperar toda prosperidade que esta simpatia vai entregar no ano que vem.

> Mega da Virada 2020 tem prêmio de R$ 300 milhões e apostas são liberadas; veja como jogar

7. Bom princípio pra você também

Se você chegou até aqui, deve ter desistido das sementes de romã, da lentilha, das uvas e de colocar nota de dinheiro no sapato. Neste caso, você pode viajar pro Japão. Ainda dá tempo. É que lá, o povo tem uma simpatia chamada bom princípio. Receita infalível pra ganhar dinheiro no Ano Novo.

As crianças e os adolescentes japoneses dormem cedo no dia 31 de dezembro pra acordar dispostos em 1º de janeiro. Neste dia eles cumprimentam os familiares usando a expressão bom princípio. Os adultos dão dinheiro e moedas a eles. Colocando nas mãos estendidas.

Antigamente, esta brincadeira do bom princípio era comum nas festas do Ano Novo entre as famílias italianas residentes no Brasil. Não se sabe ao certo a razão do costume ter desaparecido. Será que o brasileiro está ficando mais pão-duro?

> Saiba o que cada tipo de cristal atrai além de boas energias no ano-novo

8. Muita calma nessa hora

Não gostou de nenhuma simpatia? Fique tranquilo. Deixamos a mais potente por último. Na virada do ano, brinde a chegada de novos tempos com champanhe. Mas lembre-se, neste momento, de jogar um pouco da bebida pra trás.

Dizem que tudo que aconteceu de ruim no ano que termina, no passado ficará. Bom isso, heim? Porém, se você tem habilidade suficiente pode caprichar mais. Tente dar três pulinhos com a taça na mão. Se estiver vazia, não vale. Mas se tiver conteúdo e você não derrubar uma gota sequer, aí a certeza de um Ano Novo maravilhoso é de 100%.

> Champanhe, espumante ou frisante: entenda a diferença entre as bebidas

Colunistas