O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), que atravessa um processo de cassação na Câmara dos Deputados, informou que já perdeu dois quilos desde que iniciou a greve de fome em protesto contra o parecer favorável à cassação do mandato dele dado esta semana pelo Conselho de Ética da Casa. A decisão final sobre o caso será tomada pelo plenário. Os detalhes foram informados pela assessoria do parlamentar em nota divulgada nesta sexta-feira (11). As informações são do portal Metrópoles.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O parlamentar “acampou” na sala do plenário do Conselho de Ética depois do resultado favorável à cassação, anunciou uma greve de fome e disse que só deixaria o local após o desfecho do processo. Desde então, ele já está há mais de 60 horas sob greve de fome. Ele está ingerindo, a pedido médico, apenas soro fisiológico, isotônico e água, para não se desidratar.
Veja fotos
Nesta sexta-feira, o parlamentar anunciou que passará o fim de semana na sala. O Congresso anunciou que dará “todo o suporte” para a permanência do deputado no local. Aliados do parlamentar, como a também deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), têm cobrado a manifestação de líderes de outros partidos ao protesto feito pelo deputado.
Continua depois da publicidade
“Não vou voltar atrás em nenhuma das minhas decisões. Meu ato de estar aqui, em greve de fome, é minha resposta. Sei que há muitas pessoas preocupadas com minha saúde, mas quero dizer que estou bem. Quando isso tudo vai parar? Quando parar a perseguição que estou sofrendo por dizer verdades que não queriam que fossem faladas”, disse o deputado, na nota.
Por que Glauber Braga pode ser cassado?
O processo de cassação do deputado Glauber Braga se deve a uma acusação de agressão a um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), Gabriel Costenaro. O caso ocorreu em abril do ano passado e foi filmado por quem estava nos corredores da Casa. A acusação contra o deputado é de quebra de decoro, e a denúncia foi apresentada pelo Partido Novo.
Costenaro participava de uma manifestação de motoristas de aplicativo quando teria sido empurrado e expulso da Câmara por Glauber Braga. O parlamentar do PSOL alega que ele teria reagido a provocações do integrante do MBL. Após a discussão, Glauber também bateu boca com o deputado Kim Kataguiri (União).
Leia também
Por que deputado Glauber Braga corre risco de cassação em processo que motivou greve de fome
Continua depois da publicidade
Deputado Glauber Braga dorme no chão e promete greve de fome até decisão sobre cassação
VÍDEO: Vereador de SC sobe o tom e chama colega de “piá pançudo”; entenda expressão





