As fortes chuvas que atingem Santa Catarina desde sábado (20) causaram estragos em ao menos 16 cidades, informou a Defesa Civil por volta do meio-dia desta segunda-feira (22). No total, os temporais atingiram 172 casas e deixaram três pessoas desabrigadas. Nenhuma morte foi registrada.
Continua depois da publicidade
As cidades de Barra Bonita e Rio Negrinho decretaram situação de emergência, conforme a Defesa Civil. Já Calmon e Entre Rios devem decretar situação de emergência nesta segunda-feira. Apenas Calmon não vai solicitar itens de assistencia humanitária, conforme o órgão estadual.
Segundo o secretário da Defesa Civil, Mário Hildebrandt, a chuva já está se deslocando nesta segunda, mas a população deve se manter atenta ao vento:
— Temos ainda situação de ventania no Litoral, com ventos de 50 a 80 km/h, que pode trazer um impacto na regiao litorânea. Temos maré em Florianópolis e Itajaí — disse o secretário, à NSC TV.
Erval Velho, no Meio-Oeste, registrou o maior acúmulo de chuva, com 94.6 milímetros nas últimas 24 horas. Na sequência estão Pouso Redondo (86.6 milímetros), Vargem (84.2 milímetros), Piratuba (79.6 milímetros), Campos Novos (78.6 milímetros) e Videira (77.4 milímetros).
Continua depois da publicidade
Em relação aos ventos, a maior rajada das últimas 24 horas foi registrada em Urupema, na Serra catarinense, com 106.7 Km/h. Os ventos também atingiram Água Doce (106.4 Km/h), Rio Negrinho (70.6 Km/h) e Campos Novos (67.2 Km/h).
Veja os estragos causados pelas fortes chuvas em SC
Chuvas causam estragos em SC
Na noite deste domingo (21), um temporal com granizo e forte rajada de vento deixou ao menos oito casas destelhadas em Monte Carlo, no Norte catarinense. De acordo com os bombeiros, ninguém ficou ferido.
Em Santa Cecília e Campos Novos, no Meio-Oeste catarinense, os ventos causaram queda de árvores na SC-340 e na SC-135, respectivamente, na noite deste domingo. Ninguém se feriu.
Continua depois da publicidade
Entre sábado e o final da tarde de domingo, ao menos 15 municípios haviam registrado ocorrências relacionadas aos temporais. No total, 136 casas foram afetadas. Ninguém morreu.
Em Barra Bonita, que é o menor município em número de habitantes de Santa Catarina, uma casa chegou a sair do lugar, parando sobre um carro, tamanha a força do vento. A Defesa Civil confirmou que a cidade, assim como em São Miguel do Oeste, teve uma tempestade severa associada a um tornado.
Segundo levantamento da Defesa Civil, os atendimentos no Oeste de Santa Catarina se concentraram em cidades como Entre Rios, Ipuaçu, Bom Jesus, São Lourenço do Oeste, Passos Maia, Marema e São Miguel do Oeste. Apesar dos estragos, não houve registro de feridos, nem a necessidade de abrigos temporários.
Veja as cidades atingidas
- Entre Rios
- Itapiranga
- São Lourenço do Oeste
- Bom Jesus
- Marema
- São Domingos
- Passos Maia
- Ipuaçu
- São Bento do Sul
- Barra Bonita
- São Miguel do Oeste
- Mafra
- Canoinhas
- Rio Negrinho
- Três Barras
- Maravilha
Continua depois da publicidade
Leia mais
Queda brusca de temperatura e vendaval deixam SC em alerta de perigo
Casa vai parar em cima de carro durante passagem de tornado na menor cidade de SC
Imagens mostram danos após temporal em cidades do Oeste de SC










