nsc
dc

Vacinação

Sobe para 41,9 mil o total de pessoas que tomaram duas doses da vacina contra o coronavírus em SC

Duas aplicações são necessárias para proteção contra o vírus. Em todo o Estado, 150.761 já receberam a primeira dose do imunizante

19/02/2021 - 20h30

Compartilhe

Cristian Edel
Por Cristian Edel Weiss
Para ter eficácia, é necessário receber duas doses do imunizante
Para ter eficácia, é necessário receber duas doses do imunizante
(Foto: )

Em dois dias, os municípios de Santa Catarina aplicaram 16.229 doses de vacina contra o coronavírus. No novo balanço divulgado nesta sexta-feira pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive), há 41.949 que já receberam as duas doses necessárias para se proteger contra a covid-19. No total, desde 18 de fevereiro, quando começou a vacinação, 150.761 já tomaram a primeira dose.

> Acompanhe dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina

> Painel do Coronavírus: saiba como foi o avanço da pandemia em SC

Em todo o Estado, os municípios aplicaram 192.710 das 298.140 doses enviadas até o momento pelo Ministério da Saúde. Ainda restam 35% das vacinas para serem aplicadas até a próxima semana. A promessa do governo federal era enviar novas 268 mil doses em fevereiro. No entanto, o ministério revisou a posição, segundo o diretor da Vigilância em Saúde em Santa Catarina, Eduardo Macário, e há garantia de entrega de apenas 10 mil.

MInistério da Saúde revê números e SC vai receber menos doses de vacina

Na primeira semana em que idosos entre 85 e 89 anos começaram a ser imunizados, 5.306 receberam a primeira dose e 29 já se submeteram à segunda vacinação. Além desse grupo prioritário, também já estão sendo vacinados profissionais da saúde (118.620 receberam a primeira dose e 35.504, a segunda), idosos que vivem em instituições (6.871 com a dose 1 e 3.701 com a dose 2), pessoas com deficiência que frequentam instituições (primeira dose: 367; segunda dose: 199), indígenas (dose 1: 4.468; dose 2: 1940) e idosos a partir de 90 anos (dose 1: 15.129; dose 2: 576).

Evolução da vacinação em SC

Ampliação da vacinação dos idosos entre 85 e 89 anos

Segundo a Dive, uma reunição da Comissão Intergestores Bipartite, que reúne gestores da campanha de vacinação nos municípios, decidiu que as cidades onde a vacinação já atingiu 90% dos idosos com mais de 90 anos e ainda tenham doses disponíveis, estão autorizadas a ampliar a vacinação para a faixa de 85 a 89 anos de idade, considerando a quantidade de doses disponíveis no município.

Um em cada 3 casos ativos de covid-19 de SC está no Oeste

Neste momento, os municípios ainda devem priorizar a vacinação da população de idosos de 90 anos ou mais de idade.

Ritmo de vacinação aumentou

O ritmo médio de vacinação diária em Santa Catarina melhorou desde o início da semana. Como detalhou a reportagem do Diário Catarinense em 16 de fevereiro, era de 5,3 mil doses aplicadas por dia desde 18 de janeiro, o que só permitiria concluir a vacinação do público prioritário de SC com duas doses em novembro de 2023.

Agora, o ritmo sobe para 6.022 de média, mas ainda distante da capacidade de outras campanhas de imunização, como a da gripe, que mesmo durante a pandemia em 2020 conseguiu aplicar 20,1 mil doses diárias, em média.

Compra de vacinas contra Covid-19 por municípios e Estado é cenário irreal

Na velocidade atual, o Estado concluirá a aplicação da primeira dose em 14 de maio de 2022, conforme o Monitor da Vacina, do NSC Total. A da segunda dose se encerraria em 7/9/23.

O Estado também atualizou a estimativa de pessoas que integram os grupos prioritários: agora são 2.898.763 pessoas nessa condição. Segundo a Dive, o ritmo da vacinação depende do envio de doses por parte do Ministério da Saúde. 

Acompanhe o avanço da vacinação no Monitor da Vacina

Monitor da Vacina reúne dados e estimativas sobre o avanço da vacinação nos municípios de SC
Monitor da Vacina reúne dados e estimativas sobre o avanço da vacinação nos municípios de SC
(Foto: )

No ar desde 20 de janeiro, o Monitor da Vacina, do NSC Total, reúne detalhes em mapas e gráficos sobre o avanço da imunização em Santa Catarina e o estágio da vacinação pelo mundo.

Nova variante do coronavírus já foi identificada em ao menos 10 estados do Brasil

A página reúne estimativas sobre o avanço da campanha em cada município, cruzamento de dados que mostram a taxa de aplicação das vacinas recebidas em cada região e detalhes sobre a população de cada grupo prioritário atendida pela campanha.

O Monitor da Vacina é atualizado três vezes por semana ou conforme novos dados são divulgados pelo Ministério da Saúde e Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC. A página pode ser acessada neste link.

Colunistas