Com início no dia 1° de maio, a temporada de pesca da tainha chega ao fim nesta quinta-feira (31) em Santa Catarina. Segundo o painel de monitoramento do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a modalidade de emalhe anilhado capturou 1.123 toneladas de peixes durante o período, atingindo 90% da cota estipulada para o pescado.

Continua depois da publicidade

A pesca da tainha em Santa Catarina ocorre nas seguintes modalidades: artesanal, que pode ser dividida entre arrasto de praia e pesca com emalhe anilhado; e pesca industrial, em geral com embarcações maiores.

Ainda conforme o painel do MPA, a modalidade de arrasto de praia chegou nesta quinta-feira com 1.041 toneladas de tainhas capturadas. A categoria, que tem cota de 1250 toneladas, tem autorização para continuar a pesca até dezembro deste ano. Já na modalidade de cerco, foram 412 toneladas de peixes pescados. 

Em relação à pesca industrial da tainha, foram 412 toneladas capturadas. Nesta quinta-feira, segundo o painel do MPA, a categoria estava com 92% da cota alcançada. No total, 450 toneladas são destinadas à modalidade.

Segundo Thaize Barreto, engenheira de pesca do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, a safra deste ano ocorreu de forma tranquila. O pico da pesca industrial foi no dia 12 de junho, com a captura de 101 toneladas em um único dia 

Continua depois da publicidade

— Todas as embarcações foram habilitadas e atuaram de forma legal dentro do que deveria ser. Nós cumprimos o nosso papel dentro da safra da tainha no modo geral. A safra desse ano foi muito boa, alcançado da cota, não ultrapassando o limite. Está tudo dentro do que deveria ser — diz.

Veja fotos da pesca da tainha em 2025

Relembre os maiores lanços da temporada de 2025

No dia 5 de julho, pescadores da Barra da Lagoa, praia famosa pelo visual encantador em Florianópolis, foram surpreendidos por um grande lanço de tainhas. Foram aproximadamente 14 mil peixes da espécie capturados, o maior lanço registrado no local, segundo o Marcelo Alcioni, do grupo Informações da Pesca (IDP) de Florianópolis.

Antes disso, o último grande lanço havia sido registrado na Praia de Cima, na enseada da Pinheira, em Palhoça, onde 20 mil tainhas foram capturadas, segundo estimativa. O maior lanço da safra deste ano na região, aconteceu também na Praia de Cima, com mais de 50 mil tainhas capturadas por pescadores artesanais em 18 de junho.

Continua depois da publicidade

Cota da tainha gerou impasses

Em fevereiro, uma portaria do governo federal estabeleceu um limite para a captura da tainha nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, medida que foi criticada por pescadores. O Governo de Santa Catarina entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter a decisão, mas o ministro Gilmar Mendes entendeu que o STF não era a jurisdição adequada para julgar o caso.

No dia 4 de junho, o Ministério anunciou uma ampliação de 100 toneladas na modalidade arrasto de praia, com o limite ficando em 1.100. No dia 16 do mesmo mês, a pasta ampliou novamente a cota, em 50 toneladas. Com as mudanças, o número fechou em 1.250 toneladas. Esta foi a primeira vez que o Estado teve um limite estabelecido pelo governo federal nesta categoria.

 A temporada de pesca da tainha segue regras diferentes dependendo do tipo de técnica usada pelos pescadores. Veja as datas em que a pesca da tainha é permitida conforme a modalidade:

  • Arrasto de praia: pesca é permitida de 1º de maio a 31 de dezembro;
  • Emalhe anilhado: pesca é permitida 15 de maio a 31 de julho;
  • Emalhe de superfície (até 10AB): pesca é permitida de 15 de maio a 15 de outubro;
  • Emalhe de superfície (acima de 10AB): pesca é permitida de 15 de maio a 31 de julho;
  • Cerco/traineira: pesca é permitida de 1º de junho a 31 de julho.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Pesca da tainha atinge 95% da cota no emalhe anilhado e governo determina fim da safra

VÍDEO: Maior lanço em praia encantadora captura cerca de 14 mil tainhas em Florianópolis