nsc
dc

Imunização completa

Terceira dose da vacina contra Covid deve ser aplicada em parte da população, diz Ministério da Saúde

A preocupação com uma dose extra veio com o avanço da variante Delta e o relaxamento das medidas preventivas por parte da população

16/08/2021 - 16h40

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
A informação foi dada nesta segunda-feira (16)
A informação foi dada nesta segunda-feira (16)
(Foto: )

Parte da população terá que receber uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 no Brasil. A informação foi dada pela secretária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite Melo, nesta segunda-feira (16).

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

> Veja quem deve tomar a terceira dose da vacina contra Covid na opinião de especialistas

A preocupação com uma dose extra veio com o avanço da variante Delta e o relaxamento das medidas preventivas por parte da população, segundo Melo. Nos Estados Unidos, a dose adicional foi recomendada para pessoas com o sistema imunológico comprometido, como é o caso de transplantados, pacientes com câncer e portadores de HIV.

Quais imunizantes poderão ter uma terceira dose e se será adotada a intercambialidade - a aplicação de uma vacina de fabricante diferente da que já foi tomada - ainda será decidido.

> Terceira dose da vacina contra Covid será necessária?

Vários países estão conduzindo estudos sobre uma terceira dose da vacina contra o coronavirus, e alguns já estão aplicando a dose extra na população, conforme diz a diretora da Anvisa, Meiruze Freitas, 

- Já estamos tomando as decisões em nível de gestão, o que fazer, o que planejar, quantificar esses grupos que por ventura precisam [de uma terceira dose], a exemplo do que aconteceu na semana passada nos Estados Unidos, em que se liberou para determinados grupos. Os nossos grupos, provavelmente, pelas nossas discussões, não serão distintos daqueles. Talvez com algumas diferenças — afirmou a Secretária Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite Melo.

Leia também:

Efeitos colaterais da astrazeneca; veja os sintomas mais relatados

​Efeitos colaterais da CoronaVac; veja as reações mais relatadas​

Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?

Por que vacinas da Covid-19 são jogadas no lixo?

Colunistas