nsc
dc

Alerta

Total de casos ativos de covid-19 cresce em 56% das cidades de SC

Dos 295 municípios, 167 tiveram alta no indicador nos últimos 7 dias. Situação é expressiva nas cidades com mais de 100 mil moradores, com crescimento de 16%

27/05/2021 - 05h00 - Atualizada em: 27/05/2021 - 10h11

Compartilhe

Cristian Edel
Por Cristian Edel Weiss
A Grande Florianópolis, que apresentava até semana passada a redução mais vigorosa nos casos ativos entre todas as regiões, voltou a ter crescimento
A Grande Florianópolis, que apresentava até semana passada a redução mais vigorosa nos casos ativos entre todas as regiões, voltou a ter crescimento
(Foto: )

Nos últimos 7 dias, 56% dos municípios de Santa Catarina apresentaram aumento no número de casos ativos de covid-19. Nesta quarta-feira, 26, o Estado somava 22.393 pacientes em tratamento contra o coronavírus. O montante é 10,4% superior ao registrado na quarta-feira da semana passada. Dos 295 municípios de SC, 167 tiveram alta no indicador, 108 apresentaram redução e 20 mantiveram o mesmo número. Em apenas 8 cidades não há casos ativos de covid-19.

> Covid hoje: veja mapas e dados de mortes por covid-19 e da vacina em SC

O aumento tem sido generalizado, mas é mais expressivo no Vale do Itajaí, onde houve alta de 16,29% nos últimos sete dias, e no Sul do Estado, com 13,15% de aumento. A Grande Florianópolis, que apresentava até semana passada a redução mais vigorosa no indicador desde o pico da pandemia, voltou a ter crescimento. Em uma semana, foram 11,2% a mais de pessoas em tratamento contra a covid-19.

SC soma mais de 15 mil mortes por covid-19 na pandemia

Veja no mapa: em verde, os municípios que apresentaram redução no total de casos ativos; em vermelho, os que tiveram alta. Toque nas cidades para ver detalhes

É na microrregião de Tubarão onde os aumentos foram mais concentrados nos últimos 7 dias. Os 20 municípios dessa microrregião somaram 1.244 casos ativos nesta quarta-feira, 28,7% a mais do que na semana passada. Além de Tubarão, compõem a região: Armazém, Imaruí, Laguna, Imbituba, Treze de Maio, Jaguaruna, São Ludgero, São Martinho, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, Braço do Norte, Grão Pará, Gravatal, Orleans, Pedras Grandes, Sangão, Capivari de Baixo, Garopaba e Pescaria Brava.

SC confirma casos de reinfecção por coronavírus em mais duas cidades

Em seguida estão os 12 municípios da microrregião de Itajaí, no Litoral Norte. Os atuais 2.216 casos ativos representam 21,4% a mais do que havia sete dias atrás. Fazem parte dessa microrregião os municípios de Balneário Piçarras, Porto Belo, Penha, Itapema, Navegantes, Balneário Camboriú, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Bombinhas, Barra Velha e São João do Itaperiú.

Já entre as cidades que tiveram maior aumento proporcional em 7 dias no Estado estão três do Oeste: Lajeado Grande, São Miguel da Boa Vista e Iporã do Oeste. Nas duas primeiras, o aumento no total de casos foi de cinco vezes em 7 dias. Já em Iporã do Oeste havia 11 pessoas em tratamento contra a covid-19 na semana passada, nesta já são 42. 

Cidades com mais de 100 mil habitantes puxaram maior crescimento

Por porte das cidades, a maior evolução proporcional dos casos ativos em 7 dias ocorreu nos municípios com mais de 100 mil habitantes. O aumento proporcional é maior até mesmo do que no grupo de municípios com poucos habitantes, nos quais bastaria o aumento de alguns casos ativos para representar mais impacto na variação percentual.

Professora e cozinheira de creches de Blumenau morrem vítimas da Covid-19

Juntos, Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque e Tubarão somaram 8.883 casos ativos nesta quarta-feira. O número representa 16,6% a mais do que na quarta-feira passada.

Destaque entre as cidades que tiveram redução

Já entre as 108 cidades que apresentaram redução no total de ativos em 7 dias, se destacam Rio das Antas, Paraíso e São Bernardino, no Oeste, e São João do Itaperiú, no Vale do Itajaí. Juntas, as quatro cidades somavam 12 casos ativos na semana passada. Já nesta quarta-feira, haviam zerado o indicador. Elas se juntam a Arvoredo, Cunhataí, Paial e Santiago do Sul, onde não há casos ativos há mais de duas semanas.

Mesmo com estabilidade em torno de 20 mil casos ativos desde o início de abril, o Estado tem registrado patamar elevado no indicador, enquanto ainda há 21 pessoas na fila de espera por UTIs e taxa de ocupação de leitos adultos de terapia intensiva superior a 95%.

A situação da pandemia em Santa Catarina está longe de ser considerada tranquila. O próprio secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, afirmou que há receio de que o pior da pandemia esteja por vir, em entrevista a Raphael Faraco, no CBN Hub desta terça-feira.

Cidades com mais casos ativos

Cidade Casos ativos
Joinville 1615
Criciúma 1008
Itajaí 935
Blumenau 847
Lages 795
Jaraguá do Sul 753
Florianópolis 656
Brusque 480
Chapecó 456
Concórdia 441
Balneário Camboriú 424
Rio do Sul 399
Tubarão 371
Canoinhas 348
São José 330

Mais dados da pandemia por cidade estão disponíveis no Painel do Coronavírus.

Clique nos links abaixo e navegue pelos painéis interativos:

Painel do Coronavírus

Veja o mapa da covid no Painel do Coronavírus
Mapa da covid em SC, dados de mortes e casos ativos de
coronavírus, curados e a situação por cidade e nos Estados.
Atualizado diariamente a partir das 16h

Monitor da Vacina

Veja dados da vacinação no Monitor da Vacina
Dados de doses aplicadas por cidade, doses enviadas,
calendário da vacinação e comparação com outros Estados.
Atualizado às segundas, às quartas e às sextas

Colunistas