nsc
dc

Novidade

Urban Studies estreia no NSC Total com discussões “soft” sobre urbanismo

Criado há dois anos em Florianópolis, o Urban vai trazer os principais tópicos discutidos no urbanismo pelo mundo, além de cases internacionais, sem, claro, deixar de falar da realidade das cidades catarinenses

25/04/2021 - 07h00

Compartilhe

Por Fabrício Vitorino
Rafael Neves e Lucas Schwantes (D), editores doUrban Studies, novo parceiro do NSC Total
Rafael Neves e Lucas Schwantes (D), editores doUrban Studies, novo parceiro do NSC Total
(Foto: )

Tem novidade no NSC Total: o Urban Studies, portal especializado em informação sobre cidades e vida urbana, estreia como colunista do maior portal de Santa Catarina. Criado há dois anos em Florianópolis, o Urban vai trazer os principais tópicos discutidos no urbanismo pelo mundo, além de cases internacionais, sem, claro, deixar de falar da realidade das cidades catarinenses e as suas perspectivas de futuro.

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

> "Faz como ninguém faz" é o tema do novo movimento da NSC

O Urban Studies foi formado em 2019 por três apaixonados pelo tema “vida nas cidades”. O especialista em comunicação Rafael Neves, 40 anos, o jornalista Lucas Schwantes, 30 anos, e Ágatha Depiné, 31 anos, advogada urbanista e doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. O portal começou como um podcast e, no início de 2020, evoluiu para um formato texto, quando passou a discutir, com uma abordagem mais “soft”, o urbanismo e o tema “cidades criativas”.

– De um podcast, o Urban Studies passou a ser um projeto multiplataforma e a criação do portal de conteúdo foi uma consequência natural. Assim como no podcast, no portal nós compartilhamos conhecimento e informação sobre cidades e vida urbana, com foco em inovação, governança, comunidade, estética, patrimônio e cultura – explica Depiné.

> NSC Total bate recorde de usuários em março e segue líder de audiência em SC no ano

Neste primeiro momento, o Urban ganha um espaço no NSC Total – mas a parceria, sem dúvida, tem tudo para evoluir. Afinal, com o crescimento, as maiores cidades de Santa Catarina passam a enfrentar problemas comuns: trânsito, ocupação desordenada, transporte público com baixa eficiência, gentrificação e mais. Assim, esse espaço se torna fundamental para que o leitor reflita sobre boas práticas e possa ser mais ativo nas discussões e tomada de decisões.

– A ideia é fazer com que a cidade se torne um tema de interesse para o cidadão comum, para aquele habitante que vivencia a dor e a alegria que a vida urbana apresenta e, com isso, ajuda-lo compreender suas nuances e, talvez, mudar sua visão sobre as cidades e o seu papel em sua construção – diz Depiné.

Leia também 

Um ano de pandemia: jornalistas se reinventam com home office e novas tecnologias

Opinião: "Tendências Tecnológicas: a chave para a construção do futuro"

SC tem 22 equipamentos israelenses que ajudaram a resolver caso Henry

Colunistas