O ciclone extratropical que provoca estragos em Santa Catarina fez com que a Secretaria de Estado de Educação cancelasse as aulas da rede estadual de ensino em todo o Estado nesta terça-feira (9). Mais de 70 municípios também decidiram suspender as aulas nesta terça por conta da previsão.

Continua depois da publicidade

Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Bombinhas tiveram alagamentos em diversos pontos ao longo do dia. Rodovias precisaram ser interditadas por conta do acúmulo de água, e um casal com um bebê morreram ao serem arrastados pela força da água em um carro em Palhoça.

Como ficam as aulas nesta quarta-feira

Apesar das chuvas registradas na terça e da suspensão das aulas, na quarta-feira o calendário volta ao normal. A Secretaria de Estado de Educação informou que as aulas da rede estadual estão mantidas. As prefeituras de Florianópolis, Palhoça e São José, na Grande Florianópolis, também informaram que as aulas das redes municipais irão ocorrer normalmente nesta quarta.

Quais regiões foram mais afetadas pela chuva

Municípios da Grande Florianópolis, em Santa Catarina, foram os mais atingidos pelos volumes altos de chuva. Em Santo Amaro da Imperatriz, foram mais de 153 milímetros de chuva em apenas 12 horas. Já em Palhoça, município vizinho, o acumulado de chuva chegou a 137 milímetros, com a morte de três pessoas da mesma família. A cidade decretou situação de emergência.

Na Capital, houve um desabamento parcial de duas casas na Rua Professor Anacleto Damiani, no Centro. As duas unidades, que ficam no mesmo terreno, não estavam habitadas e não oferecem risco à vizinhança. O local foi vistoriado pela Defesa Civil, que deve desmontar a estrutura após a melhora do tempo.

Continua depois da publicidade

Para onde o ciclone vai agora

O ciclone extratropical deve ter uma nova rota a partir da noite dessa terça-feira (9), quando o sistema deve se afastar em direção a outras regiões do país. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o ciclone deve ir em direção a alto mar, mas ainda deve provocar chuva por estar muito próximo da costa.

Pelo menos sete estados devem ser atingidos pelas fortes chuvas e ventos causados pelo ciclone, que se formou no Rio Grande do Sul na segunda-feira (8).