Um dos períodos mais marcantes do ano para a Igreja Católica começa no domingo (13), com a contagem regressiva para a Páscoa. No entanto, o líder da instituição, papa Francisco, segue sem fazer aparições ao público após ficar internado tratando uma pneumonia dupla por mais de um mês. Até o momento, o Vaticano não determinou se o pontífice vai participar de algumas das celebrações e de que forma isso será feito. As informações são da CNN Brasil.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Papa Francisco deve seguir com dois meses de repouso para que o corpo se recupere totalmente, sob recomendação médica.

Médico revela em detalhes como foi o dia que papa Francisco quase morreu: “Lágrimas nos olhos”

— Esta certamente será uma Semana Santa muito diferente para o papa e para os fiéis católicos. O quase silêncio do papa… poderia intensificar o significado de partes da semana para muitos — comentou Anna Rowlands, acadêmica católica da Universidade de Durham, na Inglaterra.

Continua depois da publicidade

A Semana Santa, para os cristãos, é momento de reflexão sobre o sofrimento, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

Em circunstâncias comuns, Francisco presidiria ao menos oito cerimônias no Vaticano durante a Semana Santa, as quais “chegam ao fim” com a missa do Domingo de Páscoa. Na ocasião, dezenas de milhares de fiéis se reúnem na Praça de São Pedro para celebrar o dia em que acreditam que Jesus ressuscitou dos mortos.

Ainda não há certeza, por parte das autoridades do Vaticano, se o pontífice poderá tentar fazer breves aparições ou participar de alguns dos eventos por meio de um link de vídeo.

Um padre jesuíta e acadêmico da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, disse que a “perseverança e transparência do papa em sua enfermidade traz uma nova pungência” ao feriado:

Continua depois da publicidade

— Pode ser que as pessoas obtenham força e inspiração de um tipo diferente com a presença limitada do papa nos serviços da Semana Santa deste ano — continuou o reverendo Bruce Morrill.

Aparição surpresa

Desde que recebeu alta, no dia 23 de março, o papa fez somente uma aparição surpresa para saudar multidões no Vaticano em 6 de abril. O pontífice ocupa o cargo desde 2013, e passou 38 dias no hospital.

Francisco passou apenas alguns minutos na Praça de São Pedro e falou apenas algumas palavras com uma voz frágil.

A presença do papa nos eventos da Semana Santa será determinada evento por evento, comunicou a assessoria de imprensa do Vaticano na terça-feira (8).

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Padre de SC avalia papa Francisco como grande “humanista” e relembra encontro com pontífice

Mensagem para crianças e beatificação: a relação do papa Francisco com SC