nsc
dc

Fique esperto

Vazamentos de dados: consulta mostra se CPF foi usado

Site permite verificar se você foi vítima de um golpe

12/02/2021 - 07h28 - Atualizada em: 17/02/2021 - 14h12

Compartilhe

Fernanda
Por Fernanda Mueller
Site Registrato, do Banco Central, permite monitorar quais contas correntes e quantos empréstimos estão vinculados ao seu CPF
Site Registrato, do Banco Central, permite monitorar quais contas correntes e quantos empréstimos estão vinculados ao seu CPF
(Foto: )

Após o vazamento dos dados pessoais de mais de 223 milhões de pessoas, alguns brasileiros verificaram que seus nomes estão sendo usados para abrir contas correntes e fazer empréstimos ilegais. Um serviço do Banco Central ajuda a descobrir se você está sendo vítima de um desses golpes. 

> CPF e dados vazados? Saiba o que fazer

A advogada especialista na lei de proteção de dados, Ana Isabel Mendes, explica que o site Registrato, do Banco Central, permite monitorar quais contas correntes e quantos empréstimos estão vinculados ao seu CPF. Segundo ela, a plataforma é uma opção segura para verificar se seus dados estão sendo utilizados indevidamente.

> Golpe do WhatsApp: como ativar a segurança em duas etapas para ficar seguro​ 

Como utilizar o serviço 

- Basta fazer um cadastro pelo aplicativo do banco no celular ou pelo computador. O sistema é dividido entre pessoa física ou jurídica.

- Ao iniciar o cadastro, é necessário acessar o aplicativo do seu banco no celular para consultar um PIN. A própria plataforma indica qual o caminho de acordo com a instituição financeira. 

- Depois de obter este número, continue o preenchimento no site do Banco Central. Após concluir o cadastro, faça o login utilizando a senha cadastrada. 

> Concursos públicos em SC: veja vagas abertas em fevereiro, salários e como se inscrever

Página inicial site Registrato
Página inicial site Registrato
(Foto: )

> Golpe do WhatsApp, boleto falso e fraude bancária: conheça os crimes digitais mais comuns

Quando estiver logado no Registrato, você pode clicar em “Meus Endividamentos” e "Meus Relacionamentos Financeiros” e criar os relatórios. Dessa forma poderá verificar se existem empréstimos e contas abertas em instituições financeiras em seu nome.  

Caso verifique que há contas ou empréstimos em seu nome que você não reconhece, a recomendação é entrar em contato com a instituição financeira ou com o Banco Central.

Leia mais

Saiba como consultar o Pis/Pasep 2021 pela internet

Detran deve voltar a emitir documento físico do veículo, decide a Justiça

Pedágio na BR-101 Sul tem valor definido e começa em março em SC

Gasolina tem nova alta e deve passar de R$ 5 em Florianópolis

Colunistas