O vereador mais votado de Urussanga, no Sul de Santa Catarina, Luan Varnier (MDB), teve o mandato cassado na tarde de segunda-feira (13). Ele foi denunciado por supostamente permitir que um paciente furasse a fila de consultas médicas enquanto atuava como secretário de Saúde do município.
Continua depois da publicidade
Segundo a denúncia, Varnier teria favorecido um paciente em uma consulta oftalmológica, permitindo o atendimento antes de outros que aguardavam na fila. À época, a prefeitura instaurou um processo administrativo para apurar o caso, mas o procedimento foi arquivado sem punições.
Durante o julgamento em plenário, a cassação foi aprovada por seis votos a três, após análise da Comissão de Investigação e Processante (CIP) instaurada em junho. Nem o vereador nem sua defesa participaram da sessão. Luan está internado desde domingo (12), após um mal súbito relacionado a uma cirurgia de gastroplastia.
Com a perda do mandato, o primeiro suplente do MDB, e atual secretário de Agricultura de Urussanga, Genevaldo Cardoso, será convocado para assumir a vaga na Câmara.
Pelas redes sociais, Varnier declarou que foi vítima de perseguição política, “Foi um modo de calar a minha boca. Calar a boca de quem falava pela população, de quem nunca omitiu. […] Quando a gente se destaca, quando a gente faz o certo, não agrada a todos”.
Continua depois da publicidade
Em nota, ele negou ter cometido irregularidades e afirmou que pretende recorrer da decisão para retomar o cargo.
Funcionária de associação beneficente morre após caminhão tombar em Criciúma
Quem é Luan Varnier
Luan Francisco Varnier, de 29 anos, é natural de Criciúma e filiado ao MDB. É licenciado em Letras e Pedagogia, com pós-graduação em Orientação e Supervisão Escolar e Gestão em Saúde.
A carreira política começou em 2016, quando concorreu a vereador pelo PSD. Em 2020, já no MDB, foi eleito com 560 votos, tornando-se o vereador mais jovem da história de Urussanga. Entre janeiro e junho de 2024, presidiu a Câmara Municipal.
Reeleito em 2024 com 918 votos, assumiu brevemente a Secretaria Municipal de Saúde em 2025, antes de retornar ao cargo efetivo na Secretaria de Educação de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Praia queridinha dos gaúchos em SC se prepara para receber até 200 mil turistas no verão
Duas professoras são investigadas por gravarem imagens de abuso sexual contra alunos em SC
