Uma tirolesa foi utilizada para resgatar duas crianças que ficaram ilhadas após uma enxurrada atingir uma casa em Rio das Antas, no Meio-Oeste de Santa Catarina, nesta quarta-feira (6). Outras duas pessoas também foram retiradas do local, segundo a prefeitura.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O caso ocorreu na Linha Rio Bonito, no interior do município. Conforme o Corpo de Bombeiros Militar, a ponte que dava acesso a casa quebrou com a força da água e deixou a família ilhada. Além disso, o imóvel ficou inundado e parte da estrutura foi danificada devido a correnteza, o que poderia arrastá-la pelo rio.

FOTOS: Enxurrada destrói estradas, propriedade e deixa famílias desabrigadas em Rio das Antas

No local havia quatro pessoas: dois adultos e duas crianças. Para o resgate, os bombeiros usaram uma tirolesa. Depois, elas foram encaminhadas para assistência social do município, que providenciou acolhimento. Uma perícia será realizada para avaliar a área.

Continua depois da publicidade

Confira o momento do resgate

Trator também foi arrastado

Também em Rio das Antas, mas na Linha Glória, um trator foi arrastado pela água. Duas pessoas que estavam no veículo ficaram ilhadas. Além disso, o motorista de um caminhão foi levado pela correnteza, mas foi resgatado por moradores da região.

De acordo com a prefeitura, o que causou as ocorrências foi o transbordamento do rio Lontra por conta das chuvas que atingiram o município. O fenômeno também causou queda de árvores e barreiras na SC-135.

A estimativa é de que o município teve um prejuízo de cerca de R$ 800 mil devido às chuvas. Está é a terceira vez que a cidade é atingida por desastres em duas semanas.

No início da semana, uma enxurrada destruiu estradas, propriedades e deixou famílias desabrigadas. Em 28 de novembro, um tornado causou danos na comunidade de Salto Rio das Pedras, com destelhamentos e a destruição parcial de um galpão. O fenômeno formou um “funil”, que ajudou os profissionais a confirmar a ocorrência.

Continua depois da publicidade

Leia também

Reportagens especiais do NSC Total explicam por que SC lida com tantos extremos do clima

Enxurradas causam mortes e prejuízos em SC e se tornam maior desafio às cidades

Destaques do NSC Total