nsc
dc

Coronavírus

Vídeo mostra névoa de oxigênio em caminhão de hospital em SC; entenda

Unidade de saúde explica que ocorreu um escape considerado normal e que não há desbastecimento do gás

30/03/2021 - 12h21 - Atualizada em: 30/03/2021 - 12h44

Compartilhe

Catarina
Por Catarina Duarte
Caso foi registrado na noite de segunda-feira (29)
Caso foi registrado na noite de segunda-feira (29)
(Foto: )

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um suposto vazamento de oxigênio durante o abastecimento do gás na noite de segunda-feira (30) em um hospital de Tubarão, no Sul catarinense. Segundo a unidade de saúde, um escape provocou o nevoeiro visto nas imagens. Contudo, a situação é considerada normal pela administração do local.

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Nas imagens, uma névoa branca toma a rua ao lado do hospital enquanto o caminhão faz a reposição do oxigênio. Alguns carros diminuem a velocidade ao se aproximar da névoa. O vídeo foi gravado à noite.

Em nota, o Hospital Nossa Senhora da Conceição disse que durante o abastecimento, na hora do engate/desengate da bomba do caminhão com o tanque, há um escape. A quantidade que vazou foi definida como mínima pela unidade e a névoa teria sido causada pelo contato do oxigênio líquido com o ar, que se transforma em gás.

Confira o momento do escape de oxigênio 

Outra alternativa para justificar o nevoeiro apresentada pela gestão hospitalar é que há um processo de alívio, que é uma despressurização do caminhão e do tanque, para poder ocorrer o abastecimento.

> Governo de SC anuncia auxílio emergencial estadual para empreendedores

O Hospital disse que o tanque e a rede de oxigênio da unidade funcionam normalmente e negam um desabastecimento. A prefeitura de Tubarão disse que a responsabilidade sobre o caso é da unidade de saúde.

Já a Air Liquide Brasil, empresa que fazia o transporte do oxigênio, afirmou que houve um breve vazamento durante o abastecimento. O evento teria sido rapidamente controlado pelo motorista do veículo. 

Leia mais:

“Somos obrigados a escolher, ou vai morrer mais gente”, diz médica sobre fila da UTI

Sete crianças morrem por Covid-19 em menos de 30 dias em Santa Catarina

Previsão do tempo indica ciclone, chuva e temperatura de outono em SC

Colunistas