nsc
dc

Meio ambiente

Vídeos mostram destruição causada pelo vulcão nas Ilhas Canárias

A erupção do Cumbre Vieja acontece há 11 dias; pelo menos 855 casas foram destruídas

01/10/2021 - 17h30

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
O vulcão está em erupção desde o dia 19 de setembro
O vulcão está em erupção desde o dia 19 de setembro
(Foto: )

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram a destruição causada pelo vulcão espanhol Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias. A erupção já dura cerca de 11 dias. As informações são do G1.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A lava do vulcão destruiu mais de 200 hectares de terra até o momento - o equivalente a mais de 10 estádios do Maracanã. Ao menos 855 casas foram destruídas, além de plantações, ruas e construções gerais da cidade.

A direção que o fluxo de lava pode tomar preocupa as autoridades. No momento, ela ainda desce como um rio e cai no mar, mas o terreno irregular do local pode fazer com que a lava transborde para outras áreas e destrua mais casas e terras. 

> SC tem motivos para se preocupar com o tsunami no Brasil? Entenda

> Lava de vulcão na Espanha pode emitir gases tóxicos, dizem especialistas

A lava do vulcão atingiu o mar, na terça-feira (28), e preocupa especialistas. O rápido resfriamento, ao entrar em contato com o mar, poderia soltar ácido clorídrico. A força dos ventos ajuda a dissipar as nuvens de vapor e os gases. Isso acontece quando a lava de um vulcão a mais de 1.000ºC encontra o oceano, onde a água está a 22º C. 

As autoridades alertaram moradores para que selem portas e janelas com fita adesiva e toalhas úmidas a fim de evitar contato com os gases tóxicos.

Nova boca do vulcão

Uma nova fenda récem-aberta no vulcão começou a jorrar lava nesta sexta-feira. A nova fissura se abriu ainda na noite de quinta-feira (30) cerca de 400 metros de distância do local onde aconteceu a primeira erupção. 

Segundo o Insituto de Vulcanologia das Canárias, outras fendas foram abertas desde que o vulcão começou a entrar em erupção. Esta, no entanto, pode ser um novo foco de erupção. Ainda é preciso analisar as condições. 

Leia também

Existe vulcão no Brasil? Quando foi identificada atividade vulcânica no Sul do país

Vulcões ativos no mundo: devemos nos preocupar?

Vulcão de Fogo entra em erupção na Guatemala e deixa céu coberto por cinzas; veja vídeo

Colunistas