A temporada das baleias-francas começou no litoral de Santa Catarina. Desde o dia 27 de maio, quando o primeiro registro foi feito, pelo menos 27 baleias da espécie, incluindo 11 filhotes, foram avistadas na região, segundo o Instituto Australis/ProFRANCA. Entre os registros, estão indivíduos conhecidos de longa data, como Zimba e Olívia, que passam pelo estado desde o inicio dos anos 2000 e agora retornam com filhotes.
Continua depois da publicidade
Segundo o Instituto, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, em Santa Catarina, tem sido um berçário seguro e ideal para a reprodução da espécie. O projeto contribui para o crescimento populacional da baleia-franca, que é a única baleia que se reproduz na costa brasileira e que ainda está ameaçada de extinção.
— Cada reavistagem é uma celebração. Quando reencontramos uma baleia conhecida, é como rever uma velha amiga. Nos emociona saber que estão bem e que continuam escolhendo esse litoral para dar à luz seus filhotes — afirma Karina Groch, diretora de pesquisa do ProFRANCA, que há mais de 30 anos estuda e monitora a espécie no Brasil.
A volta de “velhas visitantes”
Segundo o Instituto Australis, uma das reavistagens da temporada foi a de Zimba, baleia catalogada em 2006 com o código B429, que retornou ao litoral de Garopaba (SC) acompanhada de um novo filhote.
Continua depois da publicidade
Zimba já havia sido registrada em anos anteriores (2006, 2009, 2012, 2018 e 2022), seguindo seu ciclo reprodutivo no Brasil.
Em 2018, Zimba apareceu com um filhote com uma mancha branca no dorso em forma da letra “i” e, por isso, ela recebeu o nome “Imbituba”, uma homenagem à cidade que é Capital Nacional da Baleia Franca.
Na época, o encontro com a mãe e o filhote aconteceu justamente em 21 de junho, aniversário do município. Desde então, Zimba ganhou esse apelido carinhoso e se tornou a mascote do ProFRANCA.
Outras baleias-francas conhecidas também foram avistadas neste início de ciclo, como Olívia. Ela foi registrada pelos pesquisadores nos anos de 2002, 2006, 2012, 2017 e 2022 e agora novamente, com seu sexto filhote registrado no litoral catarinense.
Continua depois da publicidade
Olívia recebeu esse nome pois tem uma espécie de calo na parte da frente da cabeça com formato de âncora, o que lembra Popeye, o personagem de história em quadrinhos. Mas como Olívia é uma fêmea, recebeu esse nome carinhoso, dado pela equipe do Projeto .
Adote uma baleia
Em especial, a história de Zimba é uma das seis trajetórias apresentadas no programa de adoção “Adote uma Baleia”, uma iniciativa do ProFRANCA que convida o público a se envolver ativamente na conservação da baleia-franca.
Por meio do programa, qualquer pessoa pode “adotar” simbolicamente uma baleia já identificada pelos pesquisadores e, com isso, apoiar as ações de monitoramento, pesquisa e educação ambiental desenvolvidas pelo projeto.
Para participar, basta acessar o aplicativo ProFRANCA ou o site, escolher uma das seis baleias disponíveis e selecionar a categoria de adoção desejada.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Giovanna Pacheco
Leia também
Bateristas de Florianópolis participam de evento internacional na Bélgica
Confira fotos da transformação da paisagem da Lagoa da Conceição em Florianópolis