O café é uma bebida do dia a dia muito comum no lar de vários brasileiros. A bebida simples tem um preparo rápido e fácil. Entretanto, segundo o barista Leonardo Moço, existe um erro muito comum que pode arruinar a bebida. Saiba a seguir algumas dicas para não errar mais no preparo do seu café.
Continua depois da publicidade
O hábito de ferver a água e despejar direto no pó de café pode fazer com que a bebida fique mais amarga que o normal, influenciando no sabor.
Brownie com casquinha crocante: dicas e como fazer
Pensando nisso, o barista Leonardo Moço, tricampeão do Campeonato Brasileiro de Baristas que já foi eleito o Melhor Barista do Brasil, ensinou no programa É de Casa um passo a passo para transformar a bebida.
Como fazer fondue de chocolate caseiro perfeito para os dias frios
Continua depois da publicidade
Veja dicas para não errar mais no café
- Não use água fervendo. Para melhorar a sua bebida, ferva a água, desligue o fogo e espere cerca de um minuto a um minuto e meio. A temperatura vai baixar para 95, 96 graus Célsius e essa é a temperatura ideal.
- Passe água quente no filtro de papel antes de colocar o pó de café: Isso irá remover o gosto residual do papel e aquecer o recipiente onde o café será extraído.
- Utilize a proporção correta! Segundo o barista, a receita base para fazer o cafezinho é de 1 parte de café para 10 partes de água. Exemplo: 20 gramas de café para 200 gramas de água. Se você quiser um café mais forte diminua a proporção de água ou acrescente mais pó. Por exemplo, coloque 30 gramas de café para 200 gramas de água.
- Não despeje a água no recipiente nem muito devagar, nem muito rápido. O ideal é molhar primeiro toda a superfície do pó para fazer uma “pré-infusão”. Em seguida, você deve despejar a água em movimentos circulares.
*Com informações do Receitas Globo
Leia mais
Como fazer aligot, purê de batata que Alex Atala ensinou no programa da Ana Maria Braga
5 receitas de bolos de Festa Junina da Ana Maria Braga para o seu arraial