nsc
    dc

    À mesa

    Você sabia que o bife à parmegiana é brasileiro?

    Aprenda a preparar um bife à parmegiana, prato clássico de origem paulista

    26/02/2021 - 17h30 - Atualizada em: 09/03/2021 - 15h41

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Bife à parmegiana
    Com influências italianas, o bife à parmegiana é um clássico brasileiro, de preparo simples e uma combinação única de sabores.
    (Foto: )

    Apesar de controversa, a origem da receita do bife à parmegiana é reconhecida como tipicamente brasileira, tendo claras influências italianas. Embora o nome seja associado a regiões da Itália, como Emilia Romagna, onde é produzido o famoso parmigiano-reggiano, ou mais conhecido como queijo parmesão e que compõe essa receita, o prato foi elaborado pela primeira vez precisamente em São Paulo.

    >> Comida de verdade: Busca por alimentos saudáveis é impulsionada pela pandemia

    O autor dessa receita é desconhecido, mas há grandes chances de ser um imigrante italiano ou então um descendente. Isso porque ao visitar a Itália, apesar de ser bastante improvável encontrar este prato no menu de algum restaurante, é possível identificar algumas receitas semelhantes, como a cotoletta alla milanese (costeleta à milanesa) ou então a parmigiana di melanzane (berinjela à parmegiana), que consiste em fatias dispostas em camadas, regada com molho de tomate e salpicada com queijo parmesão.

    Popularmente conhecido por agradar os mais diversos paladares, o bife à parmegiana perfeito não exige um preparo complexo, porém, é fundamental obedecer a algumas “regras”: a milanesa deve ser crocante, o molho de tomate mais encorpado e o queijo bem gratinado. Por isso, se você deseja preparar esse prato delicioso com um toque de chef, preparamos uma receita especial para você. Confira:

    Bife à parmegiana

    Ingredientes

    2 bifes de filé mignon (com aproximadamente 1 cm de espessura)

    50g mistura para empanar Sabor Açoriano

    ⅔ de xícara (chá) de molho de tomate de boa qualidade

    4 fatias de mussarela

    Queijo parmesão ralado a gosto para gratinar

    Óleo para fritar os bifes 

    Modo de Preparo

    - Para iniciar, pegue uma tigela média e coloque a mistura para empanar Sabor Açoriano. Então passe a carne na mistura, pressionando-a bem para que a aderência seja completa e os bifes fiquem bem empanados.

    Dica: Não tempere a proteína, pois a mistura para empanar Sabor Açoriano já possui sal e também especiarias que irão trazer um toque especial para a sua receita.

    - Após empanar as proteínas, aqueça o óleo em uma frigideira em fogo médio. Após atingir a temperatura adequada para a fritura, retire o excesso da mistura das proteínas e frite por imersão, um de cada vez, deixando por aproximadamente 40 segundos de cada lado, para que dourar. 

    Dica: Esse processo também pode ser feito em fritadeira elétrica tipo Airfryer, sem a utilização de óleo.

    - Em um refratário, coloque um pouco do molho de tomate apenas para cobrir o fundo. Disponha os bifes, cubra-os com duas fatias de queijo mussarela cada e então regue com mais um pouco do molho.

    - Por fim, polvilhe queijo parmesão ralado em cima e leve ao forno para gratinar por aproximadamente 20 minutos. Se o seu forno tiver a opção grill, deixe por 5 minutos em temperatura alta. Sirva a seguir e tenha um bom apetite!

    Sabor Açoriano: mais sabor e praticidade na cozinha

    A Sabor Açoriano é um empresa Catarinense focada em levar sabor, com praticidade de forma 100% natural aos seus clientes, estando há mais de 11 anos no mercado. E traz uma novidade: a única mistura para empanar do mercado 100% Natural, sem glúten, sem lactose, que dispensa o uso de ovo, já temperada sem conservantes e aditivos químicos. Que leva +Sabor +Praticidade e +Saúde como todos os produtos da Linha Sabor Açoriano.

    Curiosidade

    Parmegiana” é um termo que, segundo o famoso dicionário da região Devoto-Oli, significa “cozinhar à maneira de Parma”, ou seja, preparar os legumes em camadas, como os habitantes da região. Porém, a autoria da receita é disputada, incluindo a Sicília, que apresenta o termo parmiciana, que se refere às janelas com tiras de madeira em camadas, semelhantes às persianas.

    Conheça a Linha Sabor Açoriano e dê ao seu prato mais sabor com mais praticidade.

    Confira o especial À Mesa

    Leia também

    Proteína é aliada para fortalecer a imunidade e prevenir doenças

    Tendências na gastronomia para 2021, por Beto Barreiros

    Bacalhau à Brás: aprenda a preparar este prato que é tradição na Páscoa

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas