Pesquisa em Chapecó: 50,6% aprovam Bolsonaro; Daniela Reinehr tem avaliação regular

Levantamento feito entre 5 e 9 de novembro avaliou intenções de voto, aprovação dos governos e os primeiros 13 dias da governadora em exercício

Compartilhe:

Bolsonaro em SC ao lado da governadora, Daniela Reinehr (Foto: Eduardo Valente/iShoot/Folhapress)

A gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e da governadora em exercício, Daniela Reinehr (sem partido), que assumiu a chefia do governo de Santa Catarina, em 27 de outubro, foram avaliadas por eleitores de Chapecó, por meio da pesquisa do Instituto Paraná de Pesquisas, contratada pela NSC Comunicação, divulgada nesta terça-feira, 9 de novembro.

Continua após a publicidade

> Avião presidencial faz pouso no aeroporto de Chapecó

A aprovação do governo Bolsonaro na principal cidade do Oeste catarinense foi de 50,6% entre os eleitores entrevistados, enquanto que o de Daniela ficou em 19,8% em duas semanas de trabalho.

Continua após a publicidade

A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 9 de novembro de 2020 e entrevistou 620 eleitores de Chapecó por telefone, devido à pandemia de coronavírus. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança, a probabilidade de os resultados retratarem o atual cenário eleitoral, é de 95%.

> Pesquisa em Chapecó: João Rodrigues mantém vantagem na disputa pela prefeitura

A primeira pergunta feita aos entrevistados sobre as administrações federal e estadual foi sobre a atuação de Bolsonaro na Presidência. Entre os entrevistados, 50,6% consideram ótimo ou bom o trabalho do presidente, enquanto 21,1% consideram ruim ou péssimo. Outros 21,6% acham a atuação regular e 2,1% não souberam ou não responderam.

A pergunta seguinte foi sobre a gestão da governadora em exercício, Daniela Reinehr, que chefia o Estado há exatos 13 dias, desde que Carlos Moisés (PSL) foi afastado do cargo por decisão do tribunal de julgamento, que julgará o primeiro pedido de impeachment do governador eleito.

Continua após a publicidade

> Cidades de SC adotam rodízio de abastecimento de água por conta da estiagem

Consideraram a gestão de Daniela ótima ou boa 19,8% dos eleitores entrevistados. Outros 12,8% acharam ruim ou péssima e 33,9% consideraram regular. Um total de 33,5% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar.

Continua após a publicidade

A pesquisa do Instituto Paraná de Pesquisas também perguntou em quem os eleitores de Chapecó pretendem votar no próximo dia 15 de novembro. O candidato João Rodrigues (PSD) se mantém à frente da disputa com 37,9% das intenções de voto.

FICHA TÉCNICA

Continua após a publicidade

Período avaliado: entre 5 e 9 de novembro de 2020

Amostra: 620 eleitores

Continua após a publicidade

Método: a pesquisa foi feita por telefone, devido à pandemia da Covid-19

Margem de erro: a máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos

Continua após a publicidade

Nível de confiança: 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Solicitante: pesquisa contratada por NSC Comunicação

Continua após a publicidade

Registro no TSE: sob o número SC-06378/2020

> Eleições 2020: confira as pesquisas em Florianópolis, Criciúma, Chapecó, Blumenau e Joinville