O cenário do coronavírus no Oeste de Santa Catarina se agravou. Por conta disso, Chapecó avalia o fechamento do comércio e outros setores até o próximo domingo (28). Está em discussão a manutenção apenas das agroindústrias, oficinas mecânicas, postos de combustíveis e supermercados. Em áudios enviados pelo prefeito João Rodrigues a vereadores, ele cogita a possibilidade de fechamentos e fala em “lockdown parcial” no município.
Continua depois da publicidade
> ATUALIZAÇÃO: Chapecó anuncia toque de recolher e fecha serviços não essenciais
Alerta em SC: Moisés e prefeitos vão discutir medidas contra o coronavírus
O martelo deve ser batido ainda nesta segunda-feira (22). A coluna confirmou a veracidade dos áudios com a assessoria de imprensa da prefeitura de Chapecó. De acordo com o município, João Rodrigues está ouvindo o comitê de crise montado para gerenciar a crise.
Chapecó recebe profissionais de Florianópolis e São Paulo para abrir leitos para pacientes com Covid
Continua depois da publicidade
O prefeito está em Brasília para reunião com o Ministério da Saúde. Em um dos áudios enviados aos vereadores, ele fala em fechamento de praticamente todos os setores por uma semana, “duas quando muito”. Por isso ele fala em “lockdown parcial”.
Em um outro áudio, João Rodrigues disse que já feito “absolutamente tudo para sair desse momento que estamos vivendo”. Ele cita a situação dos postos de Saúde e da UPA, que estão com alta movimentação, “e a coisa não está vivendo”. Por conta disso, ele entende que precisa fazer algo.
Após denúncias de aglomeração, prefeitura vai fechar parques e praças em Chapecó
A sugestão do prefeito passa pelo fechamento de setores como lojas, restaurantes, shopping e prestadores de serviços, como academias. Os vereadores analisam o cenário e cogitam a possibilidade, mantendo abertos também supermercados, postos de combustíveis e serviços essenciais.
Uma reunião do comitê de gerenciamento de crise ocorre durante a tarde para decidir sobre a questão. O anúncio pode ocorrer nas próximas horas.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Anac investiga pouso frustrado de helicóptero com marca da Havan em píer de SC; vídeo
Ex-vereador de Blumenau morre vítima da Covid-19
Surtos de Covid-19 atingem escolas e creches de Blumenau
Após alta hospitalar, 1/4 dos pacientes intubados por Covid-19 morre por sequelas
Gaúchos fecham praias e restaurantes na divisa com SC para conter Covid-19