nsc
    nsc

    O que falta decidir

    Eleições 2020 em Florianópolis: o que falta ser decidido a uma semana do fim das convenções

    Compartilhe

    Ânderson
    Por Ânderson Silva
    09/09/2020 - 09h12 - Atualizada em: 09/09/2020 - 10h09
    Prédio onde fica o gabinete do prefeito de Florianópolis, no Centro
    Prédio onde fica o gabinete do prefeito de Florianópolis, no Centro (Foto: Guto Kuerten)

    As Eleições 2020 em Florianópolis vão movimentar o cenário político nos próximos sete dias. Faltam pelo menos cinco definições importantes para a definição do quadro envolvendo alguns dos principais nomes que vão disputar a prefeitura da Capital em novembro. As definições divulgadas em convenção até o momento colocam os seguintes candidatos: Orlando Silva (NOVO), Hélio Bairros (Patriotas), Elson Pereira (PSOL) e Gabriela Santetti (PSTU).

    > Em site especial, saiba tudo sobre as eleiçoes 2020

    > Eleições 2020: data, prazos e regras do calendário eleitoral

    O prazo para convenções termina em uma semana, no dia 16 de setembro. Até lá, veja o que precisa ser decidido entre as chapas que vão disputar a eleição:

    Vice de Gean

    O prefeito da Capital, Gean Loureiro, terá que escolher um nome para concorrer a vice-prefeito. Segundo o colega Upiara Boschi, três despontam entre os cinco indicados pelos partidos da coligação: Gui Pereira (PSC), Topázio Neto (Republicanos) e João Batista Nunes (PSDB), o atual vice. A tendência é que a definição ocorra no último dia do prazo. Nos bastidores, o nome de Topázio Neto é apontado como o favorito.

    Vice de Elson

    A esquerda em Florianópolis ainda tenta se entender. Inicialmente a ideia era uma união dos partidos. Mas a escolha do vice ainda emperra a aliança. Elson Pereira (PSOL) será o candidato a prefeito, enquanto Lino Peres (PT) ficaria com a vice. O acordo, entretanto, ainda não foi fechado porque alguns dos partidos defendem outro nome no lugar de Lino. Os próximos dias serão decisivos para a definição do caminho que o PT seguirá.

    Angela Amin

    A ex-prefeita de Florianópolis e deputada Federal, Angela Amin, continua movimentando os bastidores. A convenção do PP ficará para o último dia da agenda, quando o martelo sobre a candidatura será batido. Uma das possibilidades é o apoio do governador Carlos Moisés da Silva ao projeto da ex-prefeita.

    Pedrão

    O vereador do PL é pré-candidato à prefeitura de Florianópolis. Falta ainda a definição do vice e as alianças. O MDB surgiu como alternativa para a indicação do vice. A convenção do PL será em 16 de setembro.

    PSL e MDB

    O PSL é o partido com maior tempo de TV e fundo eleitoral para as eleições de novembro. Com isso, está no radar das principais candidaturas. Até o momento, o pré-candidato é o jornalista e ex-secretário de Comunicação de Moisés, Gonzalo Pereira. Além do PSL, o MDB também é visado. O partido perdeu peso na Capital com a saída de Gean e vereadores, mas mesmo assim discute aliança com candidaturas à prefeitura.

    O que faz o prefeito?

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas