nsc
nsc

Vigilância

Florianópolis terá "cerca eletrônica" na entrada e saída da Ilha; entenda

Compartilhe

Ânderson
Por Ânderson Silva
19/05/2021 - 14h50 - Atualizada em: 20/05/2021 - 13h50
As três pontes de entrada e saída da Ilha, em Florianópolis, serão monitoradas
As três pontes de entrada e saída da Ilha, em Florianópolis, serão monitoradas (Foto: Tiago Ghizoni)

Câmeras nas entradas e saídas das três pontes, em Florianópolis, vão montar uma "cerca eletrônica" na Capital catarinense. O projeto da Polícia Militar (PM-SC) prevê um monitoramento de entrada de veículos e pessoas na Ilha nas três pontes: Hercílio Luz, Colombo Salles e Pedro Ivo Campos. Pelo sistema em implantação, será possível identificar veículos roubados ou furtados e também pessoas foragidas simplesmente por um sistema de reconhecimento facial e de caracteres.

Ponte Hercílio Luz não terá mais limitação para trânsito de carros, anuncia Moisés

As contratações dos serviços já estão em andamento. Além dos equipamentos fixos, a PM-SC também reforçará o sistema de software e de servidores para absorver as informações. Além disso, o Comando Rodoviário da Polícia Militar vai ficar de forma fixa nas cabeceiras das pontes para que abordagens sejam feitas em caso de identificação de foragidos ou veículos em situação de roubo ou furto.

Trânsito caótico na Grande Florianópolis é risco a mais para os pacientes; veja os vídeos

Efeitos colaterais da vacina contra Covid-19

O comandante-geral da PM-SC, coronel Dionei Tonet, explica que a "cerca eletrônica" emitirá notificações diretamente para as viaturas. Ou seja, em caso de flagrante um alerta é enviado no sistema e os policiais deslocados para a abordagem. O sistema servirá tanto para ler placas de carros como para reconhecer rostos.

Cidades inteligentes são tendência mundial; saiba como funciona o conceito que já chegou em SC

Além do monitoramento em cima das pontes, haverá o mesmo programa nas passarelas embaixo das pontes, por onde pedestre acessam à Ilha diariamente. No caso da ponte Hercílio Luz, onde também haverá o sistema, a passarela fica nas laterais.

Projeto em Blumenau prevê que multas de trânsito e doações subsidiem transporte coletivo

Ainda não há um prazo imediato para o início do funcionamento do serviço porque a logística de montagem depende da chegada de produtos eletrônicos. No entanto, Tonet coloca a barreira eletrônica dentre os projetos que serão executados nos próximos 12 meses pelo comando-geral.

> Pazuello passa mal, e sessão da CPI da Covid é suspensa

Inversão do trânsito

Com o controle sobre as três pontes, o comando da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) trabalha um plano de inversão de faixas diante da necessidade de eventuais fechamento de parte de uma das estruturas. O modelo é semelhante com o já usado na SC-405, no Sul na Ilha, na região do Rio Tavares.

Leia mais

Gato-do-mato, ameaçado de extinção, é atropelado e morto em Criciúma

Chinelo em matagal facilitou busca por motoristas de aplicativo assassinados em Chapecó

Ânderson Silva

Colunista

Ânderson Silva

Colunista da NSC Comunicação, publica diariamente informações relevantes sobre as decisões que impactam o catarinense, sem esquecer dos bastidores dos poderes. A rotina de Florianópolis em texto e imagens também está no radar da coluna.

siga Ânderson Silva

Ânderson Silva

Colunista

Ânderson Silva

Colunista da NSC Comunicação, publica diariamente informações relevantes sobre as decisões que impactam o catarinense, sem esquecer dos bastidores dos poderes. A rotina de Florianópolis em texto e imagens também está no radar da coluna.

siga Ânderson Silva

Mais colunistas

    Mais colunistas